PUBLICIDADE

Nadal segue sina e anuncia desistência do Aberto da Austrália

28 dez 2012 - 14h22
(atualizado às 16h29)
Compartilhar

Liberado para voltar às quadras após seis meses, o espanhol Rafael Nadal não irá disputar o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada 2013 da ATP. Desta vez, o responsável por tirar o atual número quatro do mundo de mais um dos torneios mais importantes do mundo foi o vírus estomacal que já tinha o impedido de jogar o torneio de exibição de Abu Dhabi, iniciado nesta quinta-feira.

"Sinto muito e estou bastante chateado de ter que anunciar que não vou jogar o Australian Open. Meu joelho está em ordem, mas um vírus estomacal deixou-me incapaz de estar preparado a tempo para voltar e disputar um torneio tão rigoroso como é um Grand Slam", declara Nadal.

Além do Aberto da Austrália, o espanhol anunciou também a desistência do ATP de Doha, torneio que marcaria o seu retorno às quadras e o início de sua preparação para a competição. Sem saber se terá condições de disputar outros torneios até o início do Grand Slam, programado para o dia 14 de janeiro, Nadal decidiu priorizar a recuperação plena para o circuito de saibro."Por causa do vírus, não fui capaz de fazer qualquer tipo de treino nos últimos dias e não iria para a Austrália tão mal preparado. Você precisa o máximo de seu corpo para o Australian Open. Foi uma decisão muito difícil, adoro ir para Melbourne e jogar na Rod Laver Arena antes de vê-la cheia com o público. Isso traz o melhor de mim. É duro ter que esperar mais 12 meses para ter nova chance de fazer isso, mas no momento o foco é poder voltar ao circuito", lamenta o espanhol.

Com lesão no joelho esquerdo, Rafael Nadal não atua desde o dia 28 de junho, quando foi eliminado pelo tcheco Lukas Rosol na segunda rodada do Torneio de Wimbledon. Desde então, o espanhol deixou de disputar os Jogos Olímpicos de Londres-2012, o Aberto da Austrália e o ATP Finals.

Sem pontuar em quatro dos principais torneios do circuito, somando o Aberto da Austrália, o espanhol pode deixar o top-4 do ranking mundial do tênis pela primeira vez em sete anos. No primeiro Slam do ano, Nadal defenderia 1200 pontos do vice-campeonato deste ano, o que deve levar o seu compatriota David Ferrer a ultrapassá-lo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade