PUBLICIDADE
Logo do Náutico

Náutico

Favoritar Time

Arena Pernambuco mantém drenagem da Copa para a Série B

19 jul 2014 - 15h24
(atualizado às 15h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O gramado e a drenagem da Arena Pernambuco foram um ponto de destaque na Copa do Mundo. Se a cidade viveu um caos com engarrafamentos e alagamentos no dia do jogo Estados Unidos x Alemanha, no campo as equipes puderam jogar com um gramado em condições, apesar do volume de chuvas que caiu sobre toda a Região Metropolitana do Recife. E os cuidados continuam para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Apenas 6.464 pessoas assistiram à reestreia com vitória do Náutico na Série B, diante do Sampaio Corrêa
Apenas 6.464 pessoas assistiram à reestreia com vitória do Náutico na Série B, diante do Sampaio Corrêa
Foto: Lorena Maniçoba / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

Neste sábado, o Náutico recebe o Boa Esporte a partir das 21h, no estádio inaugurado pouco antes da Copa das Confederações 2013. E a mesma equipe que preparou tudo para as seleções continua responsável pelos cuidados com o campo.

Após a maratona de treinos e jogos da Fifa, houve descompactação do solo, deixando o piso menos duro, a aeração do terreno para otimizar a nutrição e o topdressing (tipo de adubação que reduz o acúmulo de material orgânico decorrente do excesso de chuvas).

"Nós adotamos uma série de medidas para garantir as melhores condições ao espetáculo e o bom estado de conservação do gramado sempre. Faça chuva ou faça sol", descreveu Ricardo Novelino, agrônomo responsável pela equipe de manutenção do gramado da Arena Pernambuco.

O campo, que foi inicialmente plantado no Centro de Treinamento do Náutico e depois transplantado à Arena Pernambuco, recebeu uma sobreposição entre a grama existente (Bermuda, tipo Tifway 419, adequada ao Nordeste) e a Lollium perene ou grama de inverno (ryegrass), bastante utilizada na Europa. O agrônomo explica que assim fica mais fácil de resistir ao período de chuvas.

Além das atividades rotineiras de manutenção, o sistema de drenagem é fundamental para manter o alto padrão. Toda a engenharia está "escondida" abaixo da grama por camadas de areia e de brita, seguidas por uma manta de material poroso, valas revestidas com uma manta impermeável e, aí sim, a tubulação.

Durante a partida Alemanha x Estados Unidos, todo o funcionamento desse sistema foi testado. As camadas atuaram como um filtro, levando a água até o sistema de drenagem disposto em forma de uma espinha de peixe, com tubulações dispostas do centro do campo para a lateral, evitando a formação de lama e poças de água no campo.

Transporte especial para Náutico x Boa Esporte

Para o jogo deste sábado, por conta do horário pouco atraente, o Náutico preparou um esquema especial de transporte. A "Caravana Timbu" será feita em ônibus leitos que sairão dos Aflitos para o estádio em São Lourenço da Mata.

As vendas das passagens (ida e volta) serão realizadas na secretaria do Náutico, ao preço de R$ 14, e vão até às 15h. E a saída será às 19h30. Além disso, o metrô garantiu o funcionamento da Linha Centro até 0h para quem optar pelo transporte público.

Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade