PUBLICIDADE
Logo do Náutico

Náutico

Favoritar Time

Brasil supera campanha de 2007 e fatura tri no Parapan de Toronto

16 ago 2015 - 13h24
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil encerrou a participação na quinta edição dos Jogos Parapan-Americanos na liderança do quadro geral de medalhas. Os atletas nacionais asseguraram o tricampeonato e voltam para casa com nada menos que 259 medalhas na bagagem, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

O desempenho foi o melhor do País na história da competição, superando os 221 pódios conquistados pelo País no Rio de Janeiro em 2007. O recorde pertence ao México, dono de 307 medalhas nos Jogos da Cidade do México em 1999.

Nesta edição, o Brasil teve mais que o dobro de ouros que o segundo colocado Canadá. Os anfitriões encerram o torneio com 168 medalhas (50 ouros, 63 pratas e 55 bronzes), enquanto os Estados Unidos ficaram em terceiro, com 135 unidades (40, 51 e 44, respectivamente).

A noite de sábado foi marcada pela Cerimônia de Encerramento. Aos gritos de “tricampeão”, os brasileiros se despediram de Toronto na praça Nathan Philips, no centro da cidade, em festa que contou com shows dos artistas Wyclef Jean, Meghan Patrick e Le Group Swing. José Luís Campo, presidente do Comitê Paralímpico das Américas, festejou o sucesso da competição.

“Gostaria de agradecer aos 28 países que competiram, assim como confederações internacionais, por estarem desenvolvendo estes atletas superhumanos. Eles nos inspiraram e nos animaram. Estou certo de que os atletas de nosso continente ganharão muitas medalhas no Rio 2016”, projetou.

No fim da cerimônia, o hino do Peru ecoou pela praça. A capital Lima será a sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2019.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade