PUBLICIDADE
Logo do Náutico

Náutico

Favoritar Time

Canadá bate Cuba na final da Copa América e garante vaga no Rio 2016

16 ago 2015 - 23h24
Compartilhar
Exibir comentários

A seleção feminina de basquete do Canadá carimbou o passaporte para o Rio de Janeiro, cidade que receberá os Jogos Olímpicos de 2016. As canadenses conquistaram a vaga na noite deste domingo, quando se sagraram, pela primeira vez, campeãs da Copa América em casa, na cidade de Edmonton. Na grande final, elas, que foram medalhistas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, derrotaram Cuba por 82 a 66.

Com o resultado, o Canadá se junta aos Estados Unidos (atuais campeões olímpicos) e ao Brasil (país-sede) como representantes das Américas nos Jogos do Rio de Janeiro. As seleções de Cuba, medalha de prata em Edmonton, e Argentina, terceira colocada após vencer o Brasil, brigarão por vagas no Pré-Olímpico Mundial do ano que vem.

As donas da casa controlaram o jogo durante quase o tempo inteiro. Somente no início do terceiro período, as cubanas conseguiram ameaçar ao marcarem 11 pontos consecutivos, assumindo a liderança no placar, que não duraria muito tempo. As canadenses acordaram e logo reagiram para se colocarem novamente à frente. Nos últimos dez minutos, as anfitriãs só precisaram administrar a vantagem para garantir a vaga olímpica.

A cestinha da partida foi a cubana Leidys Oquendo, com 25 pontos. Destaque também para Clenia Noblet, que anotou um duplo-duplo de 16 tentos e dez rebotes. Pelo Canadá, a melhor em quadra foi Kia Nurse, com 20 acertos, três rebotes e três assistências. Também merecem registro Miah-Marie Langlois (11 pontos e oito assistências) Natalie Achonwa (12 tentos e cinco rebotes).

A vitória deste domingo pode ter gosto de vingança para as canadenses. Isso porque na última edição da Copa América, no México, em 2013, as cubanas levaram o ouro após triunfo por 79 a 71.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade