0

Fifa autoriza antecipação da janela e CBF só precisa definir data

30 mai 2011
15h27
atualizado às 20h48

Como pediram os clubes, a janela de transferências que permite a inscrição de atletas vindos de outros países será antecipada. A CBF conseguiu autorização da Fifa para antecipar o período, antes previsto para agosto, e promete divulgar a nova data em breve.

De acordo com funcionários da Confederação Brasileira de Futebol, é possível que o início da nova janela seja anunciado ainda nesta segunda-feira - é provável que a janela esteja aberta na segunda quinzena de junho. De qualquer forma, é certo que Corinthians, Vasco, Grêmio e Botafogo já poderão usar alguns de seus reforços ainda no primeiro turno da liga nacional.

A pressão para a CBF antecipar a janela partiu principalmente da Federação Gaúcha de Futebol. A intenção era que o Grêmio pudesse escalar o quanto antes o volante Gilberto Silva, vindo do Panathinaikos, da Grécia, e o atacante Miralles, que disputou a última Libertadores pelo Colo Colo, do Chile.

A medida também teve influência de Andrés Sanchez. O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, próximo de Ricardo Teixeira, mandatário da CBF, atendeu a um pedido do técnico Tite para utilizar logo o meia Alex, que deixou o Spartak Moscou, da Rússia, e já se apresentou oficialmente como atleta do Timão.

Os cariocas Vasco e Botafogo também foram beneficiados, já que esperarão menos para inscrever os meias Juninho Pernambucano, que deixou o Al Gharafa do Catar para retornar ao clube cruz-maltino, e Renato, que trocou o Sevilla, da Espanha, pelo Alvinegro de General Severiano.

Além destes quatro, quaisquer outros clubes que contratar atletas vindos do exterior poderão tê-los à disposição mais cedo. É a segunda temporada consecutiva em que a CBF antecipe a janela - no ano passado, a entidade mudou o período de inscrições de agosto para a metade de julho.

Contratado pelo Corinthians junto ao Spartak de Moscou, da Rússia, meia Alex poderá antecipar sua estreia
Contratado pelo Corinthians junto ao Spartak de Moscou, da Rússia, meia Alex poderá antecipar sua estreia
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade