Fora de casa, Grêmio afunda lanterna Náutico e mantém 3º lugar
O Grêmio fez nesta quarta-feira o que a maioria dos times tem feito no Campeonato Brasileiro: venceu o lanterna Náutico, mesmo na Arena Pernambuco. O time gaúcho dominou o jogo, sofreu poucos sustos e construiu o placar de 2 a 0 com gols de Barcos e Paulinho. Com isso, segue no terceiro lugar, com 37 pontos. Já o Náutico mantém a rotina de derrotas, com nove pontos em 19 jogos disputados até agora.
Depois que o jogo começou em um ritmo lento, o Grêmio passou a controlar o meio-campo e não demorou para abrir o placar. Aos 26min, o juiz marcou pênalti de Leandro Amaro em Kleber, e Barcos partiu para a cobrança. Gideão quase defendeu, mas saiu o primeiro gol da partida.
O Náutico poderia ter respondido na sequência, mas o gol de Helder foi anulado por impedimento. O time pernambucano ainda conseguiu equilibrar novamente a disputa, mas só levou perigo em um chute de Elicarlos, defendido por Dida aos 42min.
Mesmo atrás no placar e jogando mal, o Náutico voltou ao segundo tempo sem substituições. A primeira troca só veio aos 13min, já que a partida continuava lenta e com pouca emoção.
Só aos poucos aconteceu o que era previsível: o Grêmio recuou para administrar o resultado, enquanto o Náutico partiu para o ataque como pôde. Aos 21min, Derley descolou bom passe para Martinez, mas o chute saiu fraco.
Porém, logo o Grêmio "acordou" e voltou a assustar o Náutico. Aos 32min, Souza cabeceou na área e obrigou Gideão a fazer difícil defesa. Depois, aos 36min, dois jogadores que saíram do banco de reservas brilharam: Maxi Rodríguez tocou de costas para Paulinho, que pegou de primeira e contou com desvio para marcar um belo gol na Arena Pernambuco: 2 a 0.
O gol já bastou para "acabar" com a partida. O Grêmio recuou ainda mais e permitiu que o Náutico ficasse com a bola, mas isso só serviu para mostrar a grande diferença técnica entre os times, já que o lanterna sequer criou chances de gol.