PUBLICIDADE
Logo do Náutico

Náutico

Favoritar Time

Pistorius tem liberdade condicional revogada no aniversário da vítima

19 ago 2015 - 14h39
Compartilhar
Exibir comentários

Não será desta vez que Oscar Pistorius deixará o cárcere privado. Detido há dez meses, o sul-africano – condenado a cinco anos de prisão pela morte da namorada, a modelo Reeva Steenkamp, que completaria 32 anos nesta quarta-feira – teve sua liberdade condicional revogada após análise de um recurso apresentado por uma organização de mulheres.

A decisão foi tomada pelo ministro da Justiça da África do Sul, Michael Masutha, que acatou o pedido feito pelo PWMSA (Movimento Progressista de Mulheres da África do Sul) contra a liberação do atleta olímpico. Segundo o grupo, a liberdade condicional seria um insulto a todas as mulheres, representadas pela figura de Reeva.

“A decisão de libertá-lo foi prematuramente tomada em 5 de junho de 2015. Desse modo, a presente decisão está suspensa até que os serviços de liberdade condicional avaliem o caso”, comunicou Masutha.

Segundo as palavras do ministro, os documentos serão revistos pelo Conselho de Revisão de Liberdade Condicional e pela Supervisão Correcional. Enquanto isso, a família do esportista manifestou insatisfação. “Nós estamos chocados e decepcionados porque o Oscar não estará em casa na sexta-feira”, declarou um parente de Pistorius à agência Reuters.

Do outro lado do caso, a família de Reeva se reuniu nesta quarta-feira para uma cerimônia em homenagem ao aniversário de 32 anos da modelo, também graduada em Direito. "Nós ainda encontramos dificuldade para aceitar que perdemos nossa amada filha Reeva, e sua perda é sentida ainda mais nesta semana", lamentaram os pais Barry e June Steenkamp.

Entenda a decisão: Em junho deste ano, a Supervisão Correcional havia decidido que o sul-africano cumpriria apenas um sexto de sua pena atrás das grades, como dita a lei local. Essa parcela da sentença se encerra nesta sexta-feira, quando o atleta completa 10 meses preso.

Segundo informações da imprensa internacional, Pistorius tinha planos de cumprir a prisão domiciliar na mansão de luxo de seu tio, que dispõe de piscina, jardins, academia particular e uma dúzia de suítes. A notícia causou a revolta de uma série de movimentos ativistas.

O atleta foi condenado por atirar quatro vezes contra Reeva Steenkamp na data em que o "Dia dos Namorados" é celebrado na África do Sul, dia 14 de fevereiro de 2013. A defesa argumenta que o atleta confundiu a namorada com um assaltante.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade