PUBLICIDADE
Logo do Náutico

Náutico

Favoritar Time

Título em PE pode alavancar carreiras de Lisca e E. Baptista

16 abr 2014 - 11h04
Compartilhar
Exibir comentários
Lisca acumulou experiência em times do interior e nas categorias de base de equipes da capital gaúcha
Lisca acumulou experiência em times do interior e nas categorias de base de equipes da capital gaúcha
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

Quando a bola começar a rolar nesta quarta-feira para Sport e Náutico, a partir das 22h, na Ilha do Retiro, mais um importante capítulo nas carreiras de dois jovens treinadores estará se decidindo. Marcado por polêmicas sobre o regulamento, calendário e arbitragens, um dos pontos mais positivos do Campeonato Pernambucano 2014 foi a demonstração de competência dos técnicos dos dois times: Eduardo Baptista e Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi, ou simplesmente Lisca.

Os dois treinadores encontram semelhanças nos seus trabalhos. Mas enquanto o técnico do Náutico conta com 30 títulos na função desde a categoria mirim, o filho de Nelsinho Baptista assumiu o cargo interinamente no início do ano (após a demissão de Geninho) ainda informando que precisava de mais cinco anos como preparador físico para se considerar pronto para a carreira de técnico. Poucos meses depois, Eduardo já tem a chance de somar ao troféu da Copa do Nordeste também o do possível 40º título do Sport no Estadual e consolidar-se de vez na nova função.

Terra foi ouvir os dois treinadores pouco antes do confronto, que será decisivo para os times e também para as carreiras dos dois. "Eduardo é uma grata revelação. Um cara que batalhou muito como preparador. Teve essa primeira oportunidade, eu me sinto até confortável porque o Sport não titubeou em dar uma oportunidade para ele e vem colhendo excelentes frutos. É nítida a mudança do trabalho no Sport desde que ele assumiu, já ganhou a Copa do Nordeste e tem uma série de situações bem positivas. Então é mais uma situação bem positiva nessa final. Dois treinadores jovens, eu já com um pouco mais rodagem nessa função e ele com muito tempo como preparador", elogia Lisca.

Eduardo Baptista deixou os anos de experiência como preparador físico e nos primeiros meses como técnico já conquistou a Copa do Nordeste
Eduardo Baptista deixou os anos de experiência como preparador físico e nos primeiros meses como técnico já conquistou a Copa do Nordeste
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

Apesar de toda a polêmica causada pelo treinador adversário na vitória em que o Náutico quebrou um tabu de dez anos sem vencer na Ilha do Retiro, quando "Lisca Doido" (como a torcida do Náutico faz questão de reverenciar seu técnico) subiu no alambrado para comemorar efusivamente, Eduardo Baptista também se refere ao adversário com muito respeito."Até a característica é a mesma, eu me vejo no Lisca na vontade de vencer e não vai faltar dos dois lados muito estudo, muito trabalho e eu espero que daqui pra frente a gente esteja sempre se enfrentando em finais. O técnico do Náutico é uma pessoa boa e pessoas assim a gente espera sempre estar se cruzando ao longo dos anos no futebol".

Ambos, fazem questão de dizer que os protagonistas da final serão os jogadores, dentro de campo. Fora dele, no entanto, Lisca diz que fica feliz de disputar com alguém que está crescendo e acredita que é uma tendência do mercado nacional os clubes apostarem em novos nomes nas comissões técnicas. “Mas eu acho que é legal para Pernambuco, quebrando paradigmas, aqui sempre vinham medalhões”, considera.

Em campo, vai vencer o melhor dos dois times. Fora dele, o vitorioso terá alavancado para uma carreira em que sempre se carrega grandes responsabilidades, mas antes da bola rolar já é possível garantir que os dois estão fazendo um grande trabalho à frente do Náutico e do Sport.

Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade