PUBLICIDADE

Neymar se preocupa em "achar ar" no clima seco de Tacna

14 jan 2011 - 17h40
Compartilhar
Fábio de Mello Castanho
Direto de Tacna (Peru)

Menos de maia hora em Tacna, e Neymar já tem uma preocupação: o clima seco na cidade peruana que será sede de jogos da primeira fase do Sul-Americano Sub-20. A maior estrela do torneio disse, na manhã desta sexta-feira logo após o desembarque da Seleção, que precisará a se acostumar rápido com a situação.

"É muito quente, muito seco aqui. Vamos procurar um pouco de ar e não vamos achar, mas vamos nos acostumar com isso", disse o atacante sobre as primeiras impressões da cidade da estreia contra o Paraguai, de segunda para terça-feira, às 0h10 (de Brasília).

A explicação dada por Neymar (procurar ar) é típica de jogos em altas altitudes. Mas Tacna fica localizada ao nível do mar, próxima da fronteira com o Chile, em uma região em que o índice pluviométrico fica perto de zero todos os anos. A temperatura beira os 30°C durante o dia, mas a baixa umidade do ar eleva a sensação térmica.

Nesta sexta, os jogadores terão um dia para descansar. No sábado, o primeiro treino com bola em solo peruano servirá como parâmetro de quão duro será a adaptação ao clima. Ao menos os jogos da Seleção serão à noite, o que alivia a sensação de calor.

Porém, o primeiro obstáculo a ser superado é o cansaço da viagem, que contando com a parada em Lima durou quase 15 horas. "Acho que a ansiedade da viagem era maior (do que a ansiedade da estréia). Agora estamos na cidade. Vamos esperar um pouco para chegar e treinar", completou.

Neymar diz que está preocupado com o ar seco em Tacna
Neymar diz que está preocupado com o ar seco em Tacna
Foto: Fábio de Mello Castanho / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade