PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

No RJ, Bolt vence 3º Laureus como atleta do ano; Neymar perde para Murray

11 mar 2013 - 21h18
(atualizado em 4/12/2013 às 09h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Usain Bolt mais uma vez é o vencedor do Laureus, o principal prêmio do esporte. Nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, em cerimônia apresentada pelo ator americano Morgan Freeman, o jamaicano recebeu a láurea de melhor atleta do ano. Em 2012, o astro do atletismo conquistou três medalhas de ouro (100 m, 200 m e 4x100 m) na Olimpíada de Londres. Bolt já havia recebido o "Oscar do Esporte" em 2009 e 2010.

Entre as mulheres, a premiada foi a estrela britânica Jessica Ennis, que conquistou o ouro do heptatlo nos Jogos de 2012, fazendo a festa da torcida da casa. O brasileiro Neymar concorria como revelação do ano, prêmio que celebra o atleta que fez a primeira grande temporada, mas perdeu para o tenista britânico Andy Murray.

Por outro lado, o Brasil viu Daniel Dias conquistar o segundo Laureus como melhor atleta paralímpico, superando nomes como Alex Zanardi.

O primeiro prêmio da noite (esporte de ação) celebrou Felix Baumgartner, austríaco que fez em outubro de 2012 o salto mais alto de todos os tempos, uma queda de quase 39 km. A láurea foi entregue pelo ex-nadador Michael Phelps, que se mostrou nervoso e confuso com o teleprompter.

Ao subir no palco, Baumgartner agradeceu a namorada por aguentar as "maluquices" durante a preparação. Após isso, foi felicitado pelo skatista Tony Hawk e viu Freeman fazer uma pergunta bem humorada: "como você fez sua mãe passar por isso?".

O próximo prêmio comemorou a melhor equipe do ano, troféu entregue pelo ator americano Kyle MacLachlan. Desbancando times como o Miami Heat, a escuderia Red Bull e a seleção espanhola campeã da Eurocopa, a equipe europeia campeã da Ryder Cup de golfe foi a homenageada. Os vencedores, porém, não compareceram, mas foram celebrados por meio de vídeos.

<p>Jamaicano Usain Bolt dominou o atletismo nos Jogos de Londres</p>
Jamaicano Usain Bolt dominou o atletismo nos Jogos de Londres
Foto: Getty Images

Na sequência foi a vez de Daniel Dias vencer o segundo prêmio de melhor atleta paralímpico. "É muito treino, muita dedicação. Queria fazer história em 2012 e acabei entrando para a história do esporte paralímpico brasileiro e mundial", disse o brasileiro.

O próximo homenageado foi Michael Phelps, que, apesar de não ganhar o prêmio de atleta do ano, foi escolhido para uma nova láurea: o Prêmio da Academia Laureus por Conquistas Excepcionais. O americano, que se aposentou ao fim da Olimpíada de Londres, fez um discurso comedido de agradecimento. "Eu vou continuar a fazer parte do mundo dos esportes, que é a minha paixão", disse o ex-atleta.

Perguntado caso consideraria voltar aos Jogos do Rio de Janeiro, Phelps foi categórico e arrancou risadas da plateia: "não". "Eu fiz tudo que queria fazer no esporte. Como nadador conseguir fazer tudo o que eu poderia, mas há muito que eu possa fazer fora da piscina", afirmou. O americano ainda teve a velocidade nas piscinas comparada por Morgan Freeman com uma bola de golfe.

<p>Murray não compareceu ao evento e bateu Neymar como revelação do ano</p>
Murray não compareceu ao evento e bateu Neymar como revelação do ano
Foto: Getty Images

Neymar teve a chance de vencer o Laureus na sequência, no prêmio que homenageou o atleta que teve a maior ascensão no ano, mas viu Andy Murray ser escolhido. O britânico conquistou o ouro do tênis em plena Olimpíada de Londres e venceu o US Open pouco tempo depois, o primeiro Grand Slam da carreira.

O próximo prêmio foi apresentado por Vitali Klitschko. O dominicano Felix Sanchez recebeu a láurea de retorno do ano por, aos 34 anos, conquistar o ouro da prova dos 400 m com barreiras na Olimpíada de Londres. "Alguns acharam que eu já tinha feito o suficiente, que não voltaria a vencer", discursou o atleta, que também foi campeão olímpico em 2004 na mesma prova.

A noite enfim foi chegou ao auge por meio do ex-tenista Boris Becker, que deu a Usain Bolt o terceiro Laureus por atleta do ano, superando astros como Lionel Messi, Sebastian Vettel e Phelps. O jamaicano não esteve presente ao Theatro Municipal, mas foi representado em vídeo, no qual confirmou o desejo de estar na Olimpíada do Rio de Janeiro.

A noite enfim foi encerrada com prêmio especial pela carreira para Sebastian Coe, bicampeão olímpico nos 1500 m (1980 e 1984) e presidente do comitê organizador da Olimpíada de Londres. A homenagem contou com vídeo lembrando a carreira do britânico 

Veja os vencedores e os indicados ao Laureus 2013:

Esportista masculino

Usain Bolt (atletismo/Jamaica)

Mo Farah (atletismo/Grã-Bretanha)

Lionel Messi (futebol/Argentina)

Michael Phelps (natação/EUA)

Sebastian Vettel (automobilismo/Alemanha)

Bradley Wiggins (ciclismo/Grã-Bretanha)

Esportista feminina

Jessica Ennis (atletismo/Grã-Bretanha)

Allyson Felix (atletismo/EUA)

Missy Franklin (natação/EUA)

Shelly-Ann Fraser-Pryce (atletismo/Jamaica)

Lindsey Vonn (esqui alpino/EUA)

Serena Williams (tênis/EUA)

Equipe

Seleção chinesa de tênis de mesa

Seleção europeia campeã da Ryder Cup de golfe

Miami Heat (basquete)

Escuderia Red Bull de Fórmula 1 (Áustria)

Seleção espanhola masculina de futebol

Seleção americana masculina de basquete

Revelação

Yannick Agnel (natação/França)

Gabby Douglas (ginástica artística/EUA)

Kirani James (atletismo/Granada)

Andy Murray (tênis/Grã-Bretanha)

Neymar (futebol/Brasil)

Ye Shiwen (natação/China)

Retorno do ano

Tirunesh Dibaba (atletismo/Etiópia)

Ernie Els (golfe/África do Sul)

Seleção europeia da Ryder Cup de golfe

Anna Meares (ciclismo/Austrália)

Felix Sánchez (atletismo/República Dominicana)

Seleção masculina alemã de remo

Esportista paralímpico

Patrick Anderson (basquete com cadeira de rodas/Canadá)

Johanna Benson (atletismo/Namíbia)

Daniel Dias (natação/Brasil)

Alan Fonteles (atletismo/Brasil)

David Weir (atletismo/Grã-Bretanha)

Alex Zanardi (ciclismo/Itália)

Esportista radical do ano

Felix Baumgartner (skydiving/Áustria)

Jamie Bestwick (BMX/Grâ-Bretanha)

Julie Bresset (moutain bike/França)

Stephanie Gilmore (surfe/Australia)

Joel Parkinson (surfe/Australia)

Philip Köster (windsurf/Alemanha)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade