PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Norueguês quer 4 ouros para ser maior atleta da história

11 fev 2010 - 12h06
Compartilhar

Mesmo com duas medalhas de prata e uma de bronze conquistadas no biatlo, Einar Bjoerndalen falhou na Olimpíada de Turim e busca se recuperar a partir do próximo sábado em Vancouver. Na cidade canadense, o norueguês continuará sua busca por quatro ouros que o consagrariam como o maior atleta da história dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Com as cinco conquistas vindas logo em suas duas primeiras participações em Olimpíadas, em Nagano 1998 e Salt Lake City 2002, Bjoerndalen rapidamente se credenciou como forte candidato a bater o recorde de oito ouros estabelecido pelo também norueguês Bjoern Daehlie, esportista aposentado do esqui cross-country.

Porém, o resultado obtido em Turim foi abaixo do esperado, sendo que ele admite à agência AP que para alguém nascido na Noruega é melhor conseguir uma vitória do que três pódios sem subir ao ponto mais alto, como ele fez.

Ainda afastado da marca histórica, o norueguês tem uma nova oportunidade em Vancouver, mas minimiza as possibilidades de triunfar em quatro categorias, repetindo uma história escrita há oito anos. Desta vez, ele adianta que ficará feliz com duas medalhas, ainda que reconheça fazer o melhor possível para ao menos igualar o recorde de Daehlie.

De qualquer forma, Bjoerndalen também não ficará tão triste caso não confirme os títulos mundiais conquistados há um ano em Pyeongchang, na Coreia do Sul, onde dominou quatro categorias do biatrlo (revezamento 4x7,5 km, individual 20 km, sprint 10 km e perseguição 12,5 km). Assim, o astro desse esporte, 36 anos, já projeta uma vaga também na Olimpíada de Sochi, marcada para 2014, quando enfim pode superar o lendário compatriota do esqui.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmitirá ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo a partir do próximo dia 12. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais estará encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comentará a competição em seu blog no Terra.

No celular

wap: wap.terra.com.br

Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Embora modesto, Einar Bjoerndalen admite objetivo de ao menos igualar recorde de ouros olímpicos
Embora modesto, Einar Bjoerndalen admite objetivo de ao menos igualar recorde de ouros olímpicos
Foto: Gazeta Press / Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade