PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Norueguês supera americanos no super G do esqui alpino

19 fev 2010 - 20h07
(atualizado às 21h47)
Compartilhar
Anderson Giorge
Direto de Whistler

O norueguês Aksel Lund Svindal conquistou a medalha de ouro na prova do super G do esqui alpino dos Jogos de Inverno. Para a conquista, ele superou os americanos Bode Miller, que ficou com a prata, e Andrew Weibrecht, medalha de bronze.

Aksel terminou o percurso com o tempo de 1min30s34, mais rápido que o segundo colocado, que marcou 1min30s62 e que o terceiro, que terminou com o tempo de 1min30s65.

Esta é a segunda medalha do norueguês em Vancouver. Anteriormente, ele já havia levado a medalha de de prata no downhill do esqui alpino. A grande decepção foi o austríaco Michael Walchhofer. Atual líder da Copa do Mundo, ele terminou apenas com a 21ª colocação.

Durante a prova, o sueco Patrik Jaerbyn, 40 anos, sofreu uma forte queda durante o percurso do super G do esqui alpino dos Jogos de Inverno, em Vancouver, no Canadá.

Perto do fim do percurso, Jaerbyn decolou e na descida bateu fortemente com as costas no chão.

Ele foi atendido na própria pista e levado de ambulância para um hospital da região. À imprensa europeia, a assessoria de imprensa da equipe sueca disse que o atleta estava consciente, mas havia sofrido uma leve concussão e alguns arranhões no rosto.

Entenda a prova do super G do esqui alpino

Disputado em Olimpíadas desde 1988, a categoria super G do esqui alpino tem um percurso menor que o slalom gigante, mas exige a mesma precisão de manobras - são 30 a 35 mudanças de direção na prova, em média. Tudo isso em velocidades que variam de 110 a 120 km/h.

Diferentemente do downhill, os competidores não podem treinar na pista antes da prova. Apenas uma observação do local na manhã da disputa de medalhas é permitida para que os atletas possam tentar memorizar o trajeto. Cada esquiador tem uma chance de encarar a montanha. O mais rápido leva o ouro. A ordem de partida é determinada pelos resultados da Copa do Mundo da modalidade.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Esqui Alpino Supercombinado (F) - Slalom:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade