0

Norueguesa vence esqui cross country estilo clássico

17 fev 2010
20h05
atualizado em 18/2/2010 às 00h37

A norueguesa Marit Bjoergen conquistou a medalha de ouro no cross country individual sprint estilo clássico dos Jogos de Vancouver. Nesta quarta-feira, a atleta cravou 3min39s2 na final da competição e garantiu a primeira colocação.

A polonesa Justyna Kowalczyk melhorou sua posição em relação aos Jogos de Turim de 2006 (havia sido a 44ª) e conseguiu a medalha de prata. Outra que apresentou uma boa evolução foi a eslovena Petra Majdic, oitava colocada há quatro anos, mas dona do bronze nos Jogos de Vancouver.

A grande decepção nesta prova ficou por conta da canadense Chandra Crawford. Medalha de ouro em 2006, a atleta frustrou a torcida local ao cair nas quartas de final da atual edição.

Entenda a prova individual de velocidade estilo clássico do esqui cross country

Nesta prova, os esquiadores atuam no estilo mais lento, com passos alternados, em vez do livre, quando os esquis são deslizados. A competição começa com uma fase classificatória, na qual cada atleta entra em ação em intervalos de 15 segundos para uma volta de 1,2 km, no caso das mulheres, e 1,4 km no masculino.

Os 30 melhores desta etapa avançam às quartas de final. A partir daí, a prova passa a ser disputada no sistema "mata-mata", com seis esquiadores em cada chave. Esta é a categoria mais rápida entre as seis olímpicas do esqui cross-country. A velocidade chega a quase 40 km/h.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Após queda feia, eslovena completa prova com dores
Fonte: Terra
publicidade