Esportes

 
 

Esportes » Mais Esportes » Mais Esportes

 Jogador impedido de usar banheiro deixa final
30 de setembro de 2006 11h47 atualizado às 15h38

Impedido de usar o banheiro, o russo Vladimir Kramnik abandonou o quinto jogo da final do Campeonato Mundial de Xadrez neste sábado, diante do búlgaro Veselin Topalov. A disputa está interrompida enquanto o impasse é resolvido. Atualmente, o placar aponta 3 a 2 para Kramnik.

O jogador russo justificou o abandono repentino da disputa como um protesto contra o Comitê de Apelação, que decidiu fechar os banheiros dentro dos vestiários de cada jogador e abrir um novo, disponível apenas para os dois oponentes.

A decisão da organização atende a um protesto da equipe búlgara, que suspeitou das frequentes saídas de Kramnik para o banheiro. Como o local é o único sem a vigilância de câmeras de vídeo, Topalov acredita que o adversário poderia estar recebendo informações sobre o jogo.

O russo e sua equipe enviaram uma carta aberta à federação contestando as acusações. "O Comitê de Apelação violou claramente as regras do jogo e os direitos do senhor Kramnik. Ele vai abandonar essa partida enquanto a federação não esteja pronta para respeitar os seus direitos", diz a nota.

Na última sexta, o presidente da federação, Kirsan Ilyumzhinov, tentou evitar o abandono de Kramnik com uma outra carta. "Eu peço a você de boa fé que continue sua participação neste jogo, pelo respeito aos princípios do nosso esporte", disse o dirigente, sem sucesso.

Redação Terra