O Grêmio está fora da final do Campeonato Gaúcho pelo terceiro ano consecutivo. Perdeu para a Ulbra, na noite desta quarta-feira, por 3 a 1, para delírio dos estudantes que tomaram o estádio da Universidade de Canoas.
A pequena torcida tricolor que desconheceu o jogo da Seleção Brasileira, pediu a cabeça do técnico Adilson Batista. Apesar do horário impróprio, cerca de 3 mil pessoas foram ao jogo.
A Ulbra vai disputar a final com o vencedor de Inter x Glória, jogo da tarde desta quinta no Beira-Rio. A final será domingo, no estádio de quem tiver o melhor saldo de gols.
A Ulbra terminou o primeiro tempo com 1 a 0. O Grêmio reagiu no segundo tempo e empatou, mas o time de Canoas voltou a controlar o jogo. Fez outros dois gols e poderia ter aplicado uma goleada humilhante ao time tricolor.
Tavarelli, que o Grêmio fez questão de liberar da seleção paraguaia, e que foi centro de uma guerra Gre-Nal pelas datas da semifinal, foi o culpado pelo segundo gol: tomou um frango em chute fraco de Cléber.
Foi um jogo corrido, disputado palmo a palmo, e, até por isso, de baixo nível técnico. Esse ritmo frenético foi imposto pela Ulbra, que começou sufocando o Grêmio e conseguiu o seu gol logo aos 18 minutos.
Depois da cobrança de escanteio, a bola ficou quicando no meio do tumulto. O zagueiro Marcelo, que tinha ido tentar o cabeceio, dominou , girou e chutou no canto esquerdo.
Surpreendido pelo gol, o Grêmio reagiu e passou a dominador. Quase empatou aos 24: em cobrança de escanteio, Tiago Prado cabeceou com força, obrigando Rafael a grande defesa.
O Grêmio continuou em cima: com seu 4-4-2, tinha mais gente no meio-campo do que a llbra, que jogava no 3-5-2. Leonardo Inácio buscava entendimento com Christian, que chegou a perder gol, por driblar demais.
Mas, no geral, o time ia mal, pela apatia de alguns e os passes errados da maioria. E a Ulbra não estava morta: saía pelos lados, sobretudo com o ala-direita Barão, ex-Inter.
Num dos seus cruzamentos, Tiago Prado evitou gol de Sinval, 33 anos, atacante revelado pela Portuguesa nos anos 90.
O Grêmio voltou com Rico no lugar de Christian, que saíra com uma pancada na testa, e o meia-atacante Luciano Ratinho no do armador Leonardo Inácio.
Melhorou. A pressão resultou num pênalti de Barão em Claudio Pitbull, aos 7. Luciano Ratinho bateu mal, o goleiro chegou a defender, mas a bola entrou.
Aos poucos, porém, a Ulbra retomou o controle do jogo e foi para cima. O meio-campo Cléber cresceu muito e foi o grande nome do time. Exigiu grande defesa de Tavarelli, chutou bola na trave e, aos 26, marcou o segundo gol: pegou um rebote, em chute fraco, mas Tavarelli aceitou.
Com a expulsão de Baloy, aos 37, o Grêmio perdeu todas as chances de empatar e levar o jogo para a prorrogação. Pelo contrário: levou o terceiro, por Fabrício, aos 38, e escapou de ser goleado, pois a Ulbra perdeu outras três chances.
| Ficha técnica | ||
| ULBRA 3X1 GRÊMIO | ||
| Local: | Complexo Esportivo Ulbra , em Canoase (RS) | |
| Juiz: | Fabrício Corrêa (RS | |
| ULBRA | GRÊMIO |
| Gols | |
|
Marcelo, aos 18min do primeiro tempo |
Luciano Ratinho, aos 7min do segundo tempo |
| Cartões amarelos | |
|
Evaldo |
Cocito |
| Cartões vermelhos | |
| Baloy | |
| Equipes | |
|
Rafael Técnico: Armando Desessards |
Tavarelli Técnico: Adilson Batista |
- Redação Terra

Assista agora »
Assista agora »
