Esportes

 
 

Esportes » Olimpíada » Olimpíada

 COI: quase 10% dos atletas em Pequim tiveram lesões
16 de outubro de 2008 11h44 atualizado às 14h08

O chinês Liu Xiang deixa estádio após lesão na Olimpíada. Foto: AP

O chinês Liu Xiang deixa estádio após lesão na Olimpíada
Foto: AP

Um total de 9,6% dos esportistas participantes dos Jogos Olímpicos de Pequim teve de ser tratado por um médico devido a lesões, segundo um estudo solicitado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

De acordo com os dados, 1.055 atletas sofreram algum tipo de lesão durante os Jogos. Para elaborar esta estatística, foram consultados os médicos e fisioterapeutas de 92 países.

Mais da metade das lesões - 55% - foram nas extremidades inferiores, 20% nas superiores, 15% no tronco e 10% na cabeça.

Os dois diagnósticos mais comuns foram torção de tornozelo e distensão na coxa. Um quarto das lesões ocorreu durante os treinamentos, e o restante durante as competições.

Entre as causas mais freqüentes, um terço foi por conta do contato com outros esportistas e 22% de sobrecarga.

Segundo o estudo, o risco de lesão é maior em esportes como taekwondo, futebol, hóquei, handebol, halterofilismo e boxe.

É a primeira vez que o COI realiza uma pesquisa como esta, a fim de tomar medidas para prevenir lesões.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.