Esportes

 
 

Esportes » Futebol » Competições » Eurocopa » Eurocopa

 Milagreiro alemão leva outro azarão ao topo
01 de julho de 2004 18h52

Levar a Grécia à final da Eurocopa é mais uma façanha na carreira do técnico Otto Rehhagel. Milagreiro para os gregos, que conseguiram o maior êxito de sua história nesta quinta-feira, ao vencer a República Checa por 1 a 0, o treinador se especializou em levar azarões a títulos em seu país natal, a Alemanha.

Sob o comando de Rehhagel, o Werder Bremen foi campeão alemão em 88 e 93, além de conquistar quatro vice-campeonatos. O maior feito, no entanto, foi levar o Kaiserslautern ao título em 98, ano em que a equipe voltou à primeira divisão.

Rehhagel assumiu a Grécia em 2001 e surpreendeu a Europa ao levar a equipe à classificação em primeiro lugar do grupo nas eliminatórias para a Eurocopa. Os gregos ficaram à frente de favoritos como Espanha e Ucrânia.

"Estou há três anos com esta equipe e fomos passo a passo até chegar aqui. Esta tarde me reuni com os jogadores para falar da dificuldade desta partida. Tomamos várias decisões e uma foi a de jogar com o máximo de dedicação, com sentimento. Na prorrogação meus atletas jogaram com a mesma paixão", afirmou Rehhagel, após a vitória sobre os checos.

"O conto de fadas continua, é inacreditável o que eles fizeram", disse ele. "É um drama verdadeiro. Os checos eram tecnicamente superiores, mas a paixão e a determinação estavam do nosso lado".

"Nós não tínhamos nada a perder, poderíamos arriscar tudo. Podíamos jogar por tudo ou nada", acrescentou o treinador.

"Nós trabalhamos duro para isso por três anos, passo a passo. A equipe ganhou confiança tremenda. Tomamos algumas decisões felizes e elas funcionaram".

A Grécia, que tinha uma em cada 80 apostas para ganhar o título antes do torneio, enfrentará o anfitrião Portugal na final de domingo. Eles nunca tinham vencido uma partida em um torneio importante antes de chegar a Portugal.

"Nós vencemos Portugal no primeiro jogo, eles ficaram no torneio e agora é uma final dos sonhos contra nós, uma chance para se vingar do primeiro jogo".

Com EFE.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.