Esportes

 
 

Esportes » Futebol » Competições » Competições

 Campeã, Grécia impede consagração de Scolari
04 de julho de 2004 17h38 atualizado às 17h38

A Grécia aplicou sua última peça e conquistou o título da Euro 2004. A seleção comandada pelo alemão Otto Rehhagel calou o Estádio da Luz, em Lisboa, ao derrotar Portugal por 1 a 0. O gol foi marcado por Charisteas, aos 12min do segundo tempo.

Com o resultado, a Euro 2004 acabou como começou. No jogo de abertura, dia 12 de junho, os gregos já tinham vencido os portugueses por 2 a 1, no Estádio do Dragão, no Porto.

Pela primeira vez na história, um treinador estrangeiro conquista um título da Eurocopa com uma seleção de outro país. O brasileiro Luiz Felipe Scolari perdeu a chance de juntar o título europeu ao da Copa do Mundo.

O jogo começou truncado. Portugal tinha mais a posse de bola, mas esbarrava na muralha grega. O primeiro lance de perigo foi aos 12min. Miguel arriscou o chute cruzado da entrada da área. Nikopolidis espalmou.

A Grécia respondeu aos 16min. Seitaridis arrancou pela direita e tocou para Vryzas. Este passou para Giannakopoulos, que lançou Charisteas. Mas Ricardo saiu nos pés do atacante e evitou o gol. No lance seguinte, Pauleta arriscou de fora da área, mas Nikopolidis defendeu em dois tempos.

Portugal assustou em novo chute de fora da área, aos 24min. Após cobrança de escanteio da direita, a zaga afastou nos pés de Maniche. Da meia-lua, ele mandou à direita.

A partir daí, a Grécia equilibrou o jogo e passou a ter mais a posse de bola, buscando as laterais e os conseqüentes cruzamentos, mas sem sucesso. Com os donos da casa em dificuldade para sair da marcação, o primeiro tempo terminou mesmo 0 a 0.

O segundo tempo começou diferente do primeiro: a Grécia com mais domínio e Portugal fechado, tentando explorar os contra-ataques. Aos poucos, no entanto, os donos da casa passaram a sair um pouco mais.

Só que a Grécia aproveitou para abrir o placar em um lance semelhante ao gol que a classificou para a decisão. Basinas bateu escanteio da direita. Charisteas subiu mais que Costinha e Ricardo Carvalho e cabeceou para o gol.

Com a desvantagem, Portugal partiu para o tudo ou nada. Aos 13min, Cristiano Ronaldo bateu de fora da área e Nikopolidis espalmou para o lado. Dois minutos depois, Scolari lançou Rui Costa no lugar de Costinha.

A pressão continuava. Aos 19min, Figo roubou a bola de Kapsis, entrou pela direita e bateu cruzado. Nikopolidis fez a defesa.

Aos 30min, Portugal perdeu a sua melhor chance até então. Rui Costa lançou do meio de campo para Cristiano Ronaldo. Sozinho na cara do goleiro, o atacante dominou, mas bateu por cima. No lance seguinte, Figo ganhou de dois adversários e cruzou. Nikopolidis fez a defesa.

Aos 34min, Cristiano Ronaldo recebeu na entrada da área, mas bateu em cima do zagueiro. Dois minutos depois, Ricardo Carvalho bateu cruzado e o goleiro grego fez a defesa.

Aos 41min aconeteceu um lance inusitado. Um torcedor invadiu o campo. Primeiro, ele parou no grande círculo com uma bandeira do Barcelona. Depois, ele jogou a bandeira em Figo e partiu para dentro do gol, jogando-se contra as redes.

A provocação acordou o jogador do Real Madrid. Aos 44min, ele recebeu na marca do pênalti, fez o giro e bateu. A bola resvalou no zagueiro e passou raspando a trave direita de Nikopolidis. Mas foi pouco para evitar a decepção do povo português e a festa grega.

Untitled Document

Ficha técnica
PORTUGAL 0 X 1 GRÉCIA
Local: Estádio da Luz, em Lisboa (POR)
Juiz: Markus Merk (ALE)
PORTUGAL GRÉCIA
Gol

 

Charisteas aos 11min do segundo tempo
Cartões amarelos

Nuno Valente
Costinha

Seitaridis
Fyssas
Basinas
Papadopoulos

Equipes

Ricardo
Miguel (Paulo Ferreira)
Ricardo Carvalho
Jorge Andrade
Nuno Valente
Costinha (Rui Costa)
Figo
Deco
Maniche
Cristiano Ronaldo
Pauleta (Nuno Gomes)

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Nikopolidis
Seitaridis
Dellas
Kapsis
Fyssas
Katsouranis
Giannakopoulos (Venetidis)
Zagorakis
Basinas
Charisteas
Vryzas (Papadopoulos)

Técnico: Otto Rehhagel

Redação Terra