inclusão de arquivo javascript

Esportes

 
 

Lula recebe 55 atletas paraolímpicos no Planalto

14 de outubro de 2004 15h55 atualizado às 15h55

A delegação paraolímpica brasileira, que em Atenas fez a melhor campanha da história do País, foi recebida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

  • Veja galeria de fotos.

    Do 98 atletas que estiveram na Grécia, 55 compareceram ao encontro, sendo que todos os 43 medalhistas estiveram presentes.

    A nadadora Fabiana Sugimori (ouro nos 50m livre) e o velocista Antônio Delfino (ouro nos 200m e 400m), representando todos os competidores, receberam das mãos do presidente Lula suas medalhas e a cruz do mérito esportivo.

    "Vocês deram uma lição de vida para muita gente. Provaram que quando há determinação, predisposição e oportunidade a vida não tem limites. Vocês provaram a idéia de que o melhor do Brasil é o brasileiro. Além de atletas, vocês saem da Paraolimpíada como exemplo das pessoas com deficiência. Quantas mães agora não estão saindo de casa e fazendo com que seus filhos pratiquem esporte?", afirmou o presidente da República.

    Lula prometeu ajuda federal aos atletas que ainda não conquistaram vitórias e medalhas. "As empresas, muitas vezes, querem patrocinar quem já tem medalha, quem já ganhou. Mas o papel do Estado não é só financiar aquele que já é campeão. O papel do Estado é abrir as portas e dar oportunidades àqueles que nunca tiveram a chance de participar."

    O nadador Clodoaldo Silva, que conquistou seis medalhas de ouro e uma prata, apoiou o discurso do presidente. "Se essas medalhas servirem de incentivo para que pessoas com deficiência comecem a praticar esporte, será para mim a principal conquista".

    Outro destaque da delegação brasileira, Ádria Santos, recordista de medalhas do País em Paraolimpíadas, com 13 no total, mostrou empolgação com a campanha em Atenas.

    "O Brasil se saiu muito bem na Grécia. Tivemos o melhor resultado da história e isso é muito produtivo".

    O presidente lembrou que o esporte deve ser usado como forma de viver com mais saúde. "Eu fico imaginando quantas pessoas poderiam comprar menos remédios para hipertensão se andassem meia hora antes de dormir."

    O Brasil conquistou um total de 33 medalhas (14 de ouro, 12 de prata e 7 de ouro) e terminou a Paraolimpíada na 14ª colocação no quadro geral, a melhor posição de um país na América Latina.

  • Redação Terra
    1. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu no Palácio do Planalto a delegação brasileira que esteve na Paraolimpíada de Atenas.  Foto: J. Freitas/Agência Brasil

      O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu no Palácio do Planalto a delegação brasileira que esteve na Paraolimpíada de Atenas.

      Foto: J. Freitas/Agência Brasil

    2. O nadador Clodoaldo Silva, que conquistou seis medalhas de ouro e uma prata em Atenas, abraça o presidente Lula.  Foto: Reuters

      O nadador Clodoaldo Silva, que conquistou seis medalhas de ouro e uma prata em Atenas, abraça o presidente Lula.

      Reuters
      Foto: Reuters

    3. Ádria Santos é a recordista de medalhas do Brasil em Paraolimpíadas, com 13 no total.  Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

      Ádria Santos é a recordista de medalhas do Brasil em Paraolimpíadas, com 13 no total.

      Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

    4. Lula posa para foto ao lado da nadadora Fabiana Sugimori e do velocista Antônio Delfino.   Foto: Divulgação

      Lula posa para foto ao lado da nadadora Fabiana Sugimori e do velocista Antônio Delfino.

      Foto: Divulgação

    5. Lula cumprimenta Suely Guimarães, medalha de ouro no arremesso de disco.   Foto: J. Freitas/Agência Brasil

      Lula cumprimenta Suely Guimarães, medalha de ouro no arremesso de disco.

      Foto: J. Freitas/Agência Brasil

    6. Dos 98 atletas que estiveram na Grécia, 55 compareceram ao encontro, sendo que todos os 43 medalhistas estiveram no Palácio do Planalto.  Foto: U. Dettmar/Agência Brasil

      Dos 98 atletas que estiveram na Grécia, 55 compareceram ao encontro, sendo que todos os 43 medalhistas estiveram no Palácio do Planalto.

      Foto: U. Dettmar/Agência Brasil

    7. Lula, ao lado do ministro dos esportes, Agnelo Queiroz, cumprimenta o atleta Antônio Delfino, ouro no atletismo na Paraolimpíada.  Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

      Lula, ao lado do ministro dos esportes, Agnelo Queiroz, cumprimenta o atleta Antônio Delfino, ouro no atletismo na Paraolimpíada.

      Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

    8. Lula prometeu ajuda federal aos atletas que ainda não conquistaram vitórias e medalhas.  Foto: Reuters

      Lula prometeu ajuda federal aos atletas que ainda não conquistaram vitórias e medalhas.

      Reuters
      Foto: Reuters

    9. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, mostra foto dos atletas paraolímpicos brasileiros.  Foto: J. Freitas/Agência Brasil

      Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, mostra foto dos atletas paraolímpicos brasileiros.

      Foto: J. Freitas/Agência Brasil

    /foto/0,,00.html