Esportes

 
 

 UCI pede investigação de acusações de doping feitas por ciclista
26 de maio de 2010 18h26 atualizado às 20h45

Landis acusou da lenda Lance Armstrong também usar doping, junto com outros ciclistas norte-americanos. Foto: EFE

Landis acusou da lenda Lance Armstrong também usar doping, junto com outros ciclistas norte-americanos
Foto: EFE

A União Ciclística Internacional (UCI) ordenou que algumas das Federações Internacionais da modalidade investiguem as declarações do polêmico ciclista Floyd Landis, que acusa vários outros atletas de utilizarem métodos para aumentar seu rendimento de forma considerada ilegal pela entidade.

O atleta norte-americano de 34 anos chocou o mundo do ciclismo ao revelar em e-mail publicado há poucas semanas que alguns ciclistas oriundos dos Estados Unidos fariam uso de métodos e substâncias dopantes, após ótimos resultados obtidos nos anos 2000, em acusações que incluem o supercampeão Lance Armstrong, além de outros quatro esportistas.

A princípio, a UCI creditou as acusações de Landis como infundadas, dada a abalada credibilidade que o ciclista tem, perdeu o título do Tour da França de 2006 por ser flagrado no exame antidoping, e confessou ter usado substâncias proibidas durante toda a carreira esportiva.

No entanto, nesta quarta-feira a entidade divulgou um comunicado ordenando que as Federações da Austrália, Bélgica, Canadá e França investiguem os correios eletrônicos enviados por Landis a diversas instituições ciclísticas. Mesmo com a determinação, a UCI qualificou a ação do norte-americano como "mais uma tentativa de desprestigiar o ciclismo".

Gazeta Esportiva