Esportes

 
 

Esportes » Olimpíada » Olimpíada

 COI minimiza violência no Rio e confia em Rio 2016 seguro
23 de agosto de 2010 09h37 atualizado às 10h39

Tiroteio em São Conrado não preocupa para Jogos de 2016, diz Comitê Olímpico. Foto: Luis Bulcão Pinheiro/Especial para Terra

Tiroteio em São Conrado não preocupa para Jogos de 2016, diz Comitê Olímpico
Foto: Luis Bulcão Pinheiro/Especial para Terra

A violência do sábado no Rio de Janeiro não representa uma ameaça à realização dos Jogos Olímpicos de 2016 de maneira segura na cidade, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI).

"No passado, o Rio e o Brasil mostraram que são capazes de abrigar eventos de grande porte de maneira segura", afirmou o porta-voz da organização. "Temos total confiança na capacidade das autoridades brasileiras de realizarem Jogos seguros daqui a seis anos", disse Emmanuelle Moreau.

A porta-voz ainda observou que "a segurança é um aspecto importante de qualquer Jogos Olímpicos, não importa onde no mundo eles sejam, e é uma prioridade para o COI". Também lembrou, porém, que "os planos para segurança são de responsabilidade dos governos".

Segundo Moreau, a confiança na capacidade das autoridades brasileiras e cariocas de garantirem a segurança dos Jogos foi expressa pela comissão de avaliação do COI que analisou a candidatura do Rio a abrigar a Olimpíada.

A invasão de um hotel de luxo em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, por um grupo de homens fortemente armados após um tiroteio com a polícia teve repercussão internacional. Das 35 pessoas mantidas como reféns dentro do Hotel Intercontinental, entre hóspedes e funcionários, várias eram estrangeiras.

BBC Brasil
BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.