PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Relatório aponta falhas no projeto de cobertura do Engenhão

19 set 2010 - 06h03
(atualizado às 11h34)
Compartilhar

Construído para o Pan-Americano de 2007 e principal sede das Olimpíadas de 2016, o Engenhão terá que passar por obras para corrigir falhas no projeto de sua cobertura. O prefeito Eduardo Paes não descarta a possibilidade de fechamento temporário do estádio. Ele acredita, porém, que a medida não deverá ser necessária.

Para reforçar a sustentação da cobertura, um cabo de aço, que passará por cima das arquibancadas, ligará as estruturas que ficam atrás dos gols, nas extremidades norte e sul. Segundo o prefeito, a construtora do Estádio Olímpico João Havelange já instalou macacos-hidráulicos para reforçar a estrutura do teto e evitar maiores problemas. Ele diz que não há, no momento, qualquer risco para os torcedores.

Com o fechamento do Maracanã - que está sendo reformado para a Copa de 2014 - o Engenhão passou a ser o principal estádio do Rio. Construído pela prefeitura e arrendado pelo Botafogo, sediará neste domingo jogo entre Flamengo e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

No fim da semana passada, Paes recebeu um relatório preparado pela construtora do estádio e dois consultores. De acordo com o laudo, vigas da cobertura estão se flexionando mais do que o previsto. O erro estaria no modelo matemático utilizado para calcular a estrutura do teto, um projeto inédito no mundo. No jargão utilizado no documento, "o modelo matemático não se cumpre".

A falha fez com que houvesse uma diminuição na capacidade de a cobertura resistir a rajadas de vento. Pelo projeto, seriam suportadas as que atingissem a velocidade de 150 km/h. Esta previsão baixou para de 115 km/h. De acordo com a construtora do estádio, ventos com esta velocidade podem atingir o estádio até duas vezes por ano. Paes determinou a instalação, no Engenhão, de anemômetros - aparelhos que medem a velocidade do vento.

Embora não acredite que irá acontecer, prefeito do Rio não descarta fechamento temporário do estádio
Embora não acredite que irá acontecer, prefeito do Rio não descarta fechamento temporário do estádio
Foto: AP
O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade