PUBLICIDADE

Sport vê crime em decisão da CBF e fará denúncia ao MP

23 fev 2011 - 19h46
(atualizado às 19h58)
Compartilhar
Eduardo Amorim
Direto do Recife

O vice-presidente jurídico do Sport, João Humberto Martorelli, afirmou nesta quarta-feira, em entrevista à Rádio CBN, que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, está tentando usar um artifício jurídico para incluir um segundo vencedor no Campeonato Brasileiro de 1987. Ele acredita que isso é impossível, já que "a decisão (da Justiça) proíbe a divisão do título, pois determina que o regulamento do Brasileiro de 1987 era válido".

O advogado assegura que não cabe mais recurso para a decisão judicial desde 2001. Para ele, "a decisão de Ricardo Teixeira é absolutamente inócua, nula, não vale nada".

De acordo com Martorelli, o Sport vai noticiar a prática do crime de desobediência à decisão judicial ao Ministério Público Federal, o que pode resultar até mesmo no pedido de prisão do dirigente.

"Ricardo Teixeira parece que quer se sobrepor à Justiça. Isso é o velho mal do Brasil, aqueles que querem desafiar a ordem estabelecida acham que vão ficar impunes. E não vão. Dessa vez vai haver uma reação bastante forte. Quero dizer à torcida que o Leão vai rugir, e vai rugir forte", disparou.

O que ele vai precisar provar é que, além de estabelecer o Sport como campeão brasileiro de 1987, a decisão judicial assegura também a validade do regulamento daquele torneio. É que o Flamengo tentou modificar as regras durante a realização do torneio, para evitar o confronto com os vencedores do Módulo Amarelo, mas não teve a necessária unanimidade no Conselho Arbitral.

Naquele ano, o primeiro da existência do Clube dos 13, o Brasileiro foi dividido em dois grupos que não correspondiam à classificação do ano anterior e, sim, a critérios de torcida e arrecadação. O Guarani, por exemplo, que era o vice-campeão e tinha craques como Ricardo Rocha, ficou no mesmo Módulo Amarelo do Sport, que acabou se tornando vencedor deste torneio e do Brasileiro.

Já o Flamengo ganhou o Módulo Verde (Copa União) e levou W.O. nos jogos decisivos contra Guarani e Sport. O time carioca argumenta que jogou contra os principais times do futebol nacional para conseguir dividir a taça com os pernambucanos.

Divisão do título de 87 pode fazer com que Taça das Bolinhas seja entregue ao Flamengo
Divisão do título de 87 pode fazer com que Taça das Bolinhas seja entregue ao Flamengo
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade