PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Olimpíada 2016

Transportes no Rio terão R$ 30 bi de investimentos até 2016

29 mar 2011 - 08h03
Compartilhar

O secretário de estado de Transportes, Julio Lopes, anunciou, na segunda-feira, que até os Jogos Olímpicos de 2016, serão investidos R$ 30 bilhões no desenvolvimento do transporte público do Estado do Rio de janeiro. A meta foi apresentada durante o debate "Cidades Sustentáveis e Sistemas Inteligentes de Transportes", organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio. Para o deputado Luiz Paulo (PSDB), que presidiu o encontro, o investimento garantirá um legado positivo para a cidade.

"Acho que há abandono no transporte hidroviário e também na questão da logística de carros, mas o transporte é um quesito fundamental de hoje e de amanhã. Se esses investimentos ocorrerem, certamente vão ser um legado", analisou o parlamentar.

Segundo o secretário, a região Metropolitana é o principal foco desses investimentos, que pretendem garantir 234 novos veículos para os passageiros da SuperVia e do Metrô. "Sem dúvida a vida do cidadão do Rio de janeiro, principalmente na área metropolitana, vai mudar completamente pela perspectiva da mobilidade. Os corredores de BRT da prefeitura serão integrados aos investimentos que o estado está fazendo. Essa logística vai, de fato, dar uma vida muito melhor ao cidadão carioca, ao usuário da SuperVia, ao usuário do Metrô e ao usuário do sistema coletivo de transporte", disse Julio Lopes.

A Região Metropolitana conta hoje com 11,28 milhões de habitantes e 19 milhões de viagens por dia, o que representa 75% do volume de passageiros de todo o Estado. O grande desafio para o Governo será preparar o Rio de Janeiro para os mega eventos internacionais que estão por vir, como os Jogos Militares, este ano, a Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíada, em 2016. Secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, Carlos Roberto Osório acredita que uma das grandes armas para ajudar nesse desafio é o novo Centro de Operações Rio, que reúne 30 órgãos interligados em um painel de alta definição.

"O Centro de Operações Rio tem três grandes objetivos. O primeiro é operar a cidade no seu dia a dia, fazendo com que ela seja mais funcional e eficiente para o seu cidadão. O segundo objetivo é administrar a cidade em momentos de crise ou emergência, centralizando as informações e podendo atender as emergências com mais eficiência e rapidez. O terceiro grande objetivo é operar a cidade em grandes eventos que ela tem que organizar, como os eventos regulares, Carnaval e Ano Novo, ou mega eventos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos", explicou Osório.

Também presente no debate, o presidente da SuperVia, Carlos José da Cunha, disse que em 2011 vão chegar 30 novos trens vindos da China. Até 2016 serão mais 90 composições. "Estamos fazendo, ainda, a reforma de três grandes oficinas, a modernização de mais 84 veículos e a reforma do sistema de sinalização", disse Carlos José.

Já em benefício dos passageiros do Metrô, foi destacada a compra de 114 novos carros, a criação da Linha Quatro, que levará o usuário da Zona Sul à Barra da Tijuca, as novas estações da Cidade Nova e Uruguai e a reforma de outras estações e do centro de controle. Para o setor rodoviário, o grande destaque ficou por conta do novo sistema BRT, que proporciona uma pista exclusiva para os ônibus de alguns pontos da cidade. "Essa é a melhor solução para o Rio e para os Jogos Olímpicos. É uma grande oportunidade para a introdução de novas tecnologias no sistema de ônibus urbanos", comentou Julio Lopes.

Também participaram do evento o deputado Paulo Ramos (PDT), o presidente da Fetranspor, Lelis Teixeira, o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, Ilan Goldman, e o diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio, Alberto Bloise. O professor Paulo Cezar Ribeiro, da Coppe/UFRJ, e Lia Lombardi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, também participaram da série de debates.

Primeira Maratona de Jerusalém reúne 10 mil corredores, que passaram por diversos pontos turísticos da cidade
Primeira Maratona de Jerusalém reúne 10 mil corredores, que passaram por diversos pontos turísticos da cidade
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade