PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Olimpíada 2016

Minc diz que despoluição de águas do Rio terá resultados ainda em 2011

9 ago 2011 - 09h05
Compartilhar

Cumprir a promessa de despoluir as principais lagoas e baías do Rio para os Jogos Olímpicos virou uma prioridade dos governos municipal e estadual, que deixaram de honrar o mesmo compromisso para o Pan-Americano de 2007. Além da preocupação com o meio ambiente, os lagos, bacias e a Baía de Guanabara terão papel fundamental nos eventos esportivos em 2016.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, garante que ainda neste ano acabará o odor desagradável que é sentido no trajeto entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e o centro da cidade, oriundo da Baía de Guanabara. "Vamos acabar com aquilo ali. A baía é o nosso maior desafio. Já temos R$ 200 milhões em recursos garantidos para 2011", afirmou o secretário nesta segunda.

No primeiro trimestre desse ano, a prefeitura do Rio também lançou um projeto para tratar o esgoto dos rios que chegam ao complexo de Jacarepaguá. A região terá um papel central para os Jogos de 2016, pois ali ficarão o Parque Olímpico e a Vila Olímpica. "Teremos R$ 680 milhões em quatro anos para acabar com o despejo de esgoto na Lagoa de Jacarepaguá. Agora, não basta parar de cair o esgoto. É necessário uma conscientização da população", disse Minc.

Ele ainda destacou que, em dez dias, estado e município assinarão um acordo para levar saneamento básico a todas as favelas da cidade. As primeiras beneficiadas serão aquelas que já contam com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Outro compromisso ambiental carioca para a Olimpíada é o plantio de 24 milhões de árvores. Quatro milhões de mudas já foram plantadas.

Carlos Minc garante que odor desagradável da Baía de Guanabara acaba até o fim do ano
Carlos Minc garante que odor desagradável da Baía de Guanabara acaba até o fim do ano
Foto: César Soares / Especial para Terra
Fonte: Lancepress!
Compartilhar
Publicidade