PUBLICIDADE

vc repórter: Corinthians vence seu 1° jogo de polo na história

9 abr 2012 - 11h10
Compartilhar

O Corinthians, em dezembro de 2011, divulgou que montaria pela primeira vez na história um time de polo à cavalo, modalidade conhecida por ser de elite. Nesse domingo, 8, a estreia do time na Copa Vogue foi também o primeiro jogo do clube alvinegro pelo esporte. E a vitória de 5 a 4 sobre o Santa Rita iniciou bem a história do polo no Parque São Jorge.

O Corinthians manteve o bom momento na temporada, venceu o Paulista por 1 a 0 e seguiu na briga pela primeira colocação da fase classificatória do Campeonato Paulista
O Corinthians manteve o bom momento na temporada, venceu o Paulista por 1 a 0 e seguiu na briga pela primeira colocação da fase classificatória do Campeonato Paulista
Foto: Marcelo Pereira / Terra

A partida foi disputada no Helvetia Polo Country Club, em Indaiatuba, interior de São Paulo. Os quatro jogadores que representaram o Corinthians na estreia foram Mano figueiredo, Felipe Maia, Euphly Jalles e Gustavo Rocha. Calão Mello, atual técnico da Seleção Brasileira e duas vezes campeão mundial, contratado para ser a estrela do grupo e também manager da modalidade, não jogou.

A Copa Vogue tem dois grupos de quatro equipes. Pelo grupo B, o mesmo do Corinthians, o Bela Vista bateu o Cana Verde por 6 a 5. No grupo A, o Village IV venceu o Sucupira por 9 a 2 e o Invernada venceu apertado o La Doidera por 7 a 6. A Copa Vogue segue na próxima quarta-feira, 11, com a partida entre Corinthians e Bela Vista. A final está marcada para o dia 21 de abril. Todas as partidas são disputadas no Helvetia Club.

O polo é jogado em uma área de aproximadamente 275 m por 150 m, cerca de quatro campos de futebol somados. O objetivo é marcar gols nas balizas de 7,5 m, posicionadas nos fundos do gramado, utilizando um taco. São seis tempos (chamados de chukker) de sete minutos. A cada tempo, os atletas devem trocar os cavalos - ou seja, cada atleta deve possuir ao menos seis cavalos, daí a ideia de esporte elitista.

Segundo o Corinthians, os cavalos usualmente são da raça puro sangue inglês, famosos pela resistência e pela velocidade. Cada jogador é classificado por um handicap, que vai de -1 a 10. O Corinthians, na Copa Vogue, joga a categoria 2 Gols. Assim, os seus atletas podem somar, no máximo, 2 pontos no handicap.

O internauta Rafael Hoelz, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade