PUBLICIDADE

Confira 10 dicas para deixar sedentarismo e correr até 10 km

22 mai 2012 - 14h58
Compartilhar
Dassler Marques
Direto de Santos

Não é fácil encontrar ânimo para deixar o sedentarismo e iniciar uma rotina nova, mas pode não ser tão difícil quanto parece. Com iniciativa, disciplina, força mental e algumas dicas importantes, é sim possível. A prova 10 km da Tribuna, cuja 27ª edição foi realizada em Santos no último domingo, provou tudo isso.

Em menos de seis meses, o repórter iniciou uma rotina de treinos de intensidade que se ampliou aos poucos e chegou à tradicional prova santista. Ao todo, foram mais de 16.500 atletas profissionais e amadores de todo o país e do exterior. Sinal de que é bastante possível.

Confira as 10 dicas nas linhas abaixo:

1) Seja disciplinado e dê também o segundo passo

O primeiro passo para mudar os hábitos é iniciar uma nova rotina, mas muitas pessoas não têm disciplina para manter uma sequência regular por um período longo. Deixam, em muitos casos, os problemas do cotidiano frearem os exercícios.

2) Ajuste a alimentação

Além de praticar exercícios, é importante ajustar a alimentação mediante consulta a um nutricionista. Com o corpo saudável, o rendimento será certamente melhor.

3) Escolha o material adequado

Correr com o tênis inapropriado, por exemplo, vai antecipar seu cansaço e ainda pode causar outros tipos de dores. O ideal é encontrar calçados apropriados para a corrida e usar sempre roupas leves.

4) Delimite metas individuais

Em geral, não se chega a 10 quilômetros de um dia para o outro, então outra dica é criar metas pessoais. Caso você tenha disciplina para manter uma sequência de treinamentos e aumente seus índices aos poucos, a evolução será natural.

5) Busque companhia e tente se motivar

Ter força mental é um aspecto indispensável para chegar aos 10 quilômetros, por isso é importante se manter sempre motivado e criar objetivos pessoais, como um peso ideal, por exemplo. Encontrar um amigo para acompanhar também é uma dica positiva. As dores serão normais, então lembre-se da frase famosa: "quando o corpo não aguenta, o moral é que sustenta".

6) Alongue e descanse. Se não puder correr, caminhe

As primeiras semanas a partir do zero são difíceis, então seja persistente. Jamais corra por dois seguidos para seu corpo se recuperar. Faça alongamentos antes e depois dos exercícios e, principalmente: mesmo que não consiga correr, faça caminhadas em intervalos para recuperar o fôlego.

7) Escolha uma prova

Encontrar uma prova para iniciantes é importante para se motivar e também não ficar preso apenas aos treinamentos. O ideal é encontrar uma prova de até 10 quilômetros e sem grandes subidas.

8) Faça uma boa preparação

Não faça treinamentos fortes na semana da prova e, de preferência, opte pelo descanso nos três dias anteriores à corrida. Também seja mais rígido com a alimentação nesse período e durma oito horas na noite anterior.

9) Se envolva com a corrida

Normalmente, as provas têm uma atmosfera tão positiva que com bons treinos e um certo envolvimento os corredores conseguem ir além da performance habitual. Se envolver com o entorno da prova é indispensável.

10) Dê o máximo

Foram alguns meses de treinamento e muito sacrifício, portanto dê seu melhor e não poupe energias principalmente nos últimos 20% da prova.

Prova de 10 km em Santos reuniu profissionais e amadores
Prova de 10 km em Santos reuniu profissionais e amadores
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade