PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Controle antidoping é prioridade do Conselho dos Jogos Rio 2016

19 set 2012 - 19h31
Compartilhar

Em reunião no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, a presidente da República Dilma Rousseff instalou o Conselho dos Jogos Rio 2016 para discutir assuntos relativos à organização das Olimpíadas e das Paralimpíadas.

A reunião foi importante para instalar o conselho, sob a coordenação da presidenta Dilma, e demonstrar a integração entre todos os entes envolvidos com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

O primeiro tema abordado foi o trabalho de controle antidoping. O governo federal garantiu apoio à reforma do Ladetec, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), único laboratório brasileiro credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês). O Ladetec será ampliado e receberá novos equipamentos.

O governo também vai priorizar a estruturação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), com a definição de funções e a nomeação de servidores. Criada no ano passado como órgão do Ministério do Esporte, a ABCD cumpre compromisso assumido durante a candidatura do Rio para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e atende à exigência da Wada para que os países tenham órgão específico de controle de dopagem.

Além de Dilma Rousseff e Aldo Rebelo, participaram da reunião o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes; o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; e o diretor-geral do comitê Rio 2016, Leonardo Gryner.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade