PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Suplicy vê Câmara favorável para mudança de lei que atinge Nuzman

9 out 2012 - 17h48
(atualizado às 18h50)
Compartilhar
Dassler Marques
Direto de São Paulo

De acordo com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), a Câmara dos Deputados deve ser favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) por ele apresentada e que põe em xeque a perpetuação dos dirigentes esportivos no Brasil. Em entrevista ao Terra nesta terça-feira, Suplicy questionou a reeleição sucessiva de nomes como Carlos Artur Nuzman. Presidente do COB desde 1995, Nuzman foi reeleito para mais quatro anos em caráter praticamente unânime - de 30 votos, recebeu 29. Ele ainda dirige o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

» Proposta de Emenda à Constituição (PEC)

"Deve haver uma limitação aos direitos de reeleição a no máximo uma reeleição", afirmou o senador. De acordo com ele, "há uma simpatia no Congresso Nacional para essa aceitação", emendou. Ao contrário do que costumam defender os dirigentes, Suplicy acredita que entidades como o COB, embora não sejam ligadas ao poder público, pertencem indiretamente à população brasileira.

"Apresentei (a PEC) no sentido de que as entidades, por serem de grande interesse nacional, tenham um grau de autonomia limitado. Eventualmente, se houver alguma contradição em relação aos objetivos e interesses públicos, que possa haver modificação na legislação. Hoje (as entidades esportivas) têm assegurada total autonomia", lembrou Suplicy.

Além de Suplicy, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) também se posicionou recentemente favorável a maior atenção do governo federal em relação às instituições como o COB. O tucano pede intervenção do Ministério Público para apurar as atividades de órgãos como os dirigidos por Nuzman. Recentemente, o próprio COB e também o Comitê Organizador do Rio 2016 foram alvos de denúncias.

Em relação ao último órgão, foi revelado pelo jornal Estado de S. Paulo o roubo de informações confidenciais referentes à organização dos Jogos Olímpicos de Londres - nove funcionários foram demitidos, segundo o Comitê, mas Nuzman defendeu que os nomes fossem mantidos em sigilo.

Na última semana, a Confederação Brasileira de Gelo divulgou imagens de uma invasão do COB à sede da entidade localizada em Copacabana, no Rio de Janeiro. A CBDG foi a única Confederação a se posicionar contra a reeleição de Nuzman. O COB alegou que o "contrato de aluguel da sala está em nome" do próprio órgão e "o aluguel da sala também é pago" pela entidade.

Presidente da CBDA completará 28 anos no cargo

No fim do ano, Roberto Gesta de Melo deixará a Confederação Brasileira de Atletismo depois de 25 anos de mandato, o mais lôngevo entre as confederações subordinadas ao COB. Coaracy Nunes, da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), assumirá o título: ele dirige a entidade desde 1988. Confirmado até os Jogos Olímpicos do Rio, Coaracy irá completar 28 anos à frente dos esportes aquáticos no País.

O que é a PEC

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é uma atualização, um emendo à Constituição Federal. É uma das propostas que exige mais tempo para preparo, elaboração e votação, uma vez que modificará a Constituição Federal. Em função disso, requer quórum quase máximo e dois turnos de votação em cada uma das casas legislativas: Câmara dos Deputados e Senado Federal. A proposta de Suplicy será sujeita a votação na Câmara em primeira instância.

Para Suplicy, COB é entidade privada que pertence indiretamente ao povo
Para Suplicy, COB é entidade privada que pertence indiretamente ao povo
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade