PUBLICIDADE

Acusado de doping, Armstrong deixa comando de fundação contra câncer

17 out 2012 - 09h18
(atualizado às 11h18)
Compartilhar

Lance Armstrong deixou o cargo de presidente da Livestrong, fundação que luta contra o câncer, para ajudar a limitar os danos causados pelo escândalo de doping no qual o ex-ciclista está envolvido.

Armstrong anunciou a decisão nesta quarta-feira, uma semana depois que a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) divulgou um dossiê detalhando acusações de uso generalizado de substâncias proibidas para melhorar o desempenho por parte de Armstrong e de suas equipes.

O documento incluiu o testemunho de 11 ex-companheiros de equipe do americano. A Usada ordenou ainda que os resultados dos 14 anos de carreira de Armstrong sejam apagados, incluindo os sete títulos na Volta da França, a principal prova de ciclismo do mundo.

A Fundação Lance Armstrong, conhecida como Livestrong, não tem fins lucrativos e foi fundada em 1997 e já arrecadou aproximadamente US$ 500 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) para auxiliar pacientes com câncer. O grupo programou celebrar seu 15º aniversário neste fim de semana - segundo comunicado divulgado pelo órgão, os festejos estão confirmados e contarão com a presença do ex-atleta e de sua família.

Apesar de deixar a presidência, Armstrong seguirá no conselho da entidade. O comando da fundação passará a Jeff Garvey, que era o vice-presidente.

Também nesta quarta, a Nike divulgou um comunicado anunciando que encerrou o contrato de patrocínio com o americano, citando "as aparentes infranqueáveis evidências de que Lance Armstrong participou de doping e enganou a Nike por mais de uma década". A empresa de material esportivo, porém, informou que seguiria apoiando "as iniciativas criadas pela Livestrong para unir, inspirar e fortalecer as pessoas com câncer".

Armstrong, 41 anos, teve câncer no testículo em 1996, mas superou a doença para voltar às competições. Embora tenha sempre ressaltado a inocência, ele se disse cansado em 23 de agosto de 2012, quando afirmou que não iria mais se defender das acusações da Usada e apontou que o modo como a entidade dirigia o processo era injusto.

Confira o comunicado de Lance Armstrong sobre a saída da presidência da Livestrong:

"Em 1996, meu tratamento contra o câncer estava chegando ao final e criei a fundação para servir pessoas com câncer. Foi um grande privilégio ajudá-la a crescer de um sonho até uma organização que hoje serve 2,5 milhões de pessoas e ajudou a estimular uma mudança cultural no modo como o mundo vê os sobreviventes de câncer (...).

Estou profundamente agradecido às pessoas da fundação que fizeram um trabalho tão duro e excelente nos últimos 15 anos, construindo meios tangíveis e efetivos de melhorar a vida dos sobreviventes de câncer. E eu estou profundamente honrado pelo apoio que nossa fundação recebeu de tanta gente ao redor do mundo (...).

Tive uma grande honra em servir como presidente da fundação nos últimos cinco anos e sua missão e seu sucesso são minhas prioridades. Hoje, para poupar a fundação de qualquer efeito negativo como resultado da controvérsia envolvendo minha carreira no ciclismo, finalizarei minha presidência.

Minhas obrigações serão transferidas para Jeff Garvey (...). Tenho total confiança que, sob a liderança dele, a fundação continuará expandindo sua habilidade para servir sobreviventes do câncer.

Minha família e eu dedicamos nossas vidas a trabalhar para a fundação, e isso não mudará. Planejamos continuar nosso trabalho na fundação e na comunidade do câncer. Permanecemos advogados ativos dos sobreviventes do câncer e apoiadores engajados da luta contra o câncer. E estamos entusiasmados para um empolgante fim de semana de atividades marcando o 15º aniversário da criação da fundação".

Armstrong é acusado de "mais sofisticado programa de doping que o esporte já viu"
Armstrong é acusado de "mais sofisticado programa de doping que o esporte já viu"
Foto: Getty Images
Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
TAGS
Publicidade