PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Novata no Pan 2007, musa do adestramento quer medalha no México

20 set 2011 - 09h30
(atualizado às 09h47)
Compartilhar

Quatro anos se passaram desde que Luiza Almeida integrou a equipe brasileira de adestramento nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Hoje, mais madura, com outro cavalo e muitas medalhas na bagagem, a amazona de 20 anos quer brilhar em Guadalajara e já planeja participar dos Jogos Olímpicos de 2016.

"Minha mãe me deu um cavalo semana passada, o Brejero, para a Olimpíada do Rio de Janeiro. Ele é novinho, tem só cinco anos, mas tem um ótimo físico, muito potencial e eu estou muito animada", declarou.

Antes da competição de 2016, porém, Luiza ainda tem outros compromissos no hipismo. O primeiro deles está marcado para o dia 15 de outubro, no México, quando participará do segundo Pan-Americano. O primeiro, no Rio de Janeiro, foi um divisor de águas na vida da amazona.

Dois dias antes de a competição começar, o cavaleiro Jorge Rocha sofreu uma intoxicação alimentar e foi cortado da delegação brasileira. Luiza, então, foi chamada às pressas e fez bonito: ajudou a equipe do Brasil a ganhar a medalha de bronze, que não vinha desde o Pan de Caracas, em 1983. Além disso, a jovem teve notoriedade por sua beleza e foi "eleita" a musa do torneio.

Desde então, as conquistas foram aumentando. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a medalha não veio, mas Luiza marcou o nome na história do hipismo ao tornar-se a mais nova amazona a participar de uma Olimpíada, com 16 anos. No ano seguinte, foi a primeira sul-americana a estar em uma final de Copa do Mundo.

Já em 2010, Luiza integrou a equipe brasileira nos Jogos Equestres Mundiais de Kentucky, nos Estados Unidos. Em 2011, tornou-se sargento e participou dos Jogos Militares no Rio de Janeiro.

E para Guadalajara a meta é repetir o desempenho do Pan de 2007. "Para a equipe garantir a vaga na Olimpíada de Londres, precisamos de novo do bronze. E isso é quase obrigatório para nós. Mas estou confiante que podemos conquistar até uma medalha de prata", projeta.

Mas, independentemente da vontade de Luiza, algumas coisas serão diferentes da competição no Rio. Seu cavalo no México não será o fiel escudeiro Samba, que, por já ter participado de Olimpíada - competição com nível de dificuldade maior que o do Pan -, não pode "descer" uma categoria. Assim, a amazona competirá com Pastor, um Puro Sangue Lusitano de 15 anos.

"A personalidade deles é muito diferente. O Samba é mais tranquilo, mas o Pastor, por ser mais velho (três anos a mais), é mais constante durante a competição. Além disso, ele tem mais porte para o esporte. É alto e forte, então acho que terei mais futuro no adestramento com ele. Mas o Samba é meu preferido. Foi meu primeiro cavalo, me acompanha desde pequena, crescemos juntos e temos uma afinidade grande", disse Luiza, que cursa Administração na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) e, apesar dos compromissos no hipismo, garante ter uma vida comum para alguém da sua idade.

"Eu tenho uma vida supernormal, mas é claro que perto de competições eu tenho que abrir mão de uma coisa ou outra, de festas e viagens. Eu também tive que trancar meus estudos quando estava no segundo colegial, porque morei um ano na Alemanha para me aperfeiçoar no esporte. Mas tudo isso vale a pena quando você alcança seus objetivos", disse a amazona, que em 11 de outubro embarca para Guadalajara em busca de mais uma conquista para "justificar" toda a sua dedicação.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br

Luiza foi mais jovem atleta a participar de uma Olimpíada (em 2008)
Luiza foi mais jovem atleta a participar de uma Olimpíada (em 2008)
Foto: Eládio Machado / Terra
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade