PUBLICIDADE

Obama chega a Copenhague para defender Chicago 2016

2 out 2009 - 03h37
(atualizado às 06h54)
Compartilhar

O presidente americano Barack Obama chegou por volta das 3h (de Brasília) desta sexta-feira à cidade de Copenhague, na Dinamarca, onde acompanhará a eleição da cidade-sede da Olimpíada de 2016. Obama ajuda na promoção da cidade de Chicago, que concorre com Rio de Janeiro, Madri e Tóquio.

» Rio se prepara para anúncio

» Veja fotos de Copenhague

» Marta defende Olimpíadas no Rio de Janeiro

» Famosos e maratona lobista agitam véspera da decisão olímpica de 2016

Todo o tráfego aéreo local foi interrompido para a chegada do presidente norte-americano. As ruas até o complexo Bella Centrel também tiveram acesso exclusivo a Obama.

O presidente dos EUA, que decidiu de última hora comparecer ao evento, participará do discurso da candidatura de Chicago. Obama deve passar menos de cinco horas na Dinamarca.

A presença da autoridade norte-americana criou grande expectativa de todo o mundo, mas os detalhes de sua atuação ainda são mantidos em sigilo.

A primeira apresentação será exatamente da representante norte-americana na disputa, às 3h50 (de Brasília). A cidade vencedora será conhecida entre 13h30 e 14h (de Brasília). O Terra acompanha ao vivo em vídeo todo o dia de eleição.

Tóquio será a segunda a falar aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), às 5h50 (de Brasília), seguida pelo Rio de Janeiro, às 7h50 (de Brasília). Madri fechará a rodada de apresentações às 9h50 (de Brasília).

Cada cidade-candidata poderá falar por 45 minutos. No Brasil, destaque para as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Pelé, eleito Atleta do Século pelo COI.

Apesar de COI ter 106 membros associados, apenas 97 têm direito a voto na primeira rodada - não participam os representantes dos países em disputa, um membro ausente e o presidente da entidade, o belga Jacques Rogge.

Para ser eleita, uma cidade precisa ter mais 50% dos votos. Por isso, a tendência é que a eleição seja decidida no terceiro turno. Depois de eliminada, uma cidade passa a ter poder de voto.

Obama chega a Copenhague para acompanhar anúncio
Obama chega a Copenhague para acompanhar anúncio
Foto: Reuters
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade