PUBLICIDADE
Logo do Oeste

Oeste

Favoritar Time

Joinville perde para Oeste, mas fatura Série B pela 1ª vez

29 nov 2014 - 18h18
(atualizado em 2/12/2014 às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Finalmente é possível dizer: o Joinville é o campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Já garantido na elite do futebol nacional desde o dia 4 de novembro, o time catarinense arrancou no segundo turno e até vacilou na reta final da competição. Mas, neste sábado, dia em que foi disputada a última rodada da segunda divisão brasileira, sequer precisou vencer para erguer a taça: perdeu por 1 a 0 para Oeste em Itápolis, mas contou com o empate da Ponte Preta com o Náutico, em Pernambuco, para terminar o campeonato na primeira posição com 70 pontos (contra 69 dos campineiros). O Joinville faturou a Série B pela primeira vez na história – por sua vez, o Oeste se livrou do rebaixamento à Série C (ficou em 15º, com 48 pontos).

A conquista deste sábado foi a segunda de âmbito nacional da história do ainda novato Joinville (o clube tem apenas 38 anos). Doze vezes campeão estadual, o clube catarinense havia tido a sua então maior glória em 2011, quando faturou a Série C do Campeonato Brasileiro. Bastaram somente três anos na segunda divisão nacional, então, para que a equipe tricolor voltasse à elite nacional (após 28 anos) e melhor: sendo a detentora da taça da segunda divisão do futebol verde e amarelo.

Joinville perde para o Oeste, mas garante título da Série B:

A partida disputada em Itápolis não foi das melhores. O primeiro tempo, sobretudo, teve ritmo lento e não agradou à surpreendente torcida do Joinville que compareceu em grande número ao Estádio dos Amaros e foi até maioria na casa do adversário. O time catarinense optou por não se expor ofensivamente e foi ao intervalo com apenas 43% da posse de bola.

<p>Oeste venceu o campeão Joinville e ficou na Série B</p>
Oeste venceu o campeão Joinville e ficou na Série B
Foto: José Luis Silva/AGIF / Gazeta Press

Na volta para o segundo tempo, pagou caro por isto. Aos 8min, Pablo cruzou com veneno, e Cristiano, meio desajeitado, completou para o fundo do gol de Ivan: 1 a 0 Oeste. Se a Ponte Preta virasse sobre o Náutico (estava sendo derrotada), o Joinville perderia o título. A equipe campineira empatou. O time catarinense, por sua vez, ficou com um jogador a mais em campo – após expulsão de Dionísio. Então, começou a pressionar. Aos 37min, Marcelo Costa perdeu chance cara a cara com o goleiro Paes. Mas nem o empate foi necessário. O Joinville só esperou o apito final em Náutico 1 x 1 Ponte Preta para comemorar o seu 1º título de Série B.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade