PUBLICIDADE
Logo do Náutico

Náutico

Favoritar Time

Vasco e Boa podem subir neste sábado; veja contas da Série B

19 nov 2014 - 12h24
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Esta é a melhor Série B de todos os tempos? Talvez sim. A apenas duas rodadas do fim da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, simplesmente oito equipes possuem chances de subir à elite nacional ao fim da temporada. Por outro lado, cinco lutam para não cair. Neste momento, com exceção dos já rebaixados Vila Nova e Portuguesa, além de Náutico, Paraná e Luverdense, todos os times brigam por alguma coisa na Série B.

Joinville e Ponte Preta já estão matematicamente na Série A do ano que vem. Porém, lutam ponto a ponto pelo título. O Vasco? Apesar de já não ter mais chances de erguer a taça, está quase na primeira divisão de 2015. A briga mais ferrenha pelo acesso, então, será pela última vaga. Neste momento, ela ficaria com o Boa Esporte, quarto colocado - o time de Varginha pode até subir à Série A neste sábado.

Contudo, somente três pontos separam a equipe mineira do nono melhor posicionado, Sampaio Corrêa. Entre eles, Atlético-GO, AvaíAmérica-MG e Ceará ainda têm chances de encerrar a Série B no G-4.

No desespero para fugir da degola, há cinco times querendo escapar de duas guilhotinas. Portuguesa e Vila Nova já estão matematicamente na Série C de 2015, mas Icasa, América-RN, Bragantino, Oeste e ABC buscam espantar o fantasma do rebaixamento. Entenda, abaixo, o cenário de cada um dos 20 times nas três últimas rodadas da Série B:

Joinville (1º colocado – 69 pontos)

O time catarinense já garantiu acesso à Série A e, neste momento, trava dura batalha com a Ponte Preta pelo título da segunda divisão do futebol brasileiro. Os comandados de Hemerson Maria venceram exatamente a equipe campineira há duas rodadas e estavam em fase espetacular até esta terça-feira: antes de caírem para o Boa Esporte, não perdiam há oito partidas e haviam enfileirado sete triunfos consecutivos. Se vencer o Luverdense, em casa, e a Ponte Preta não superar o América-MG, também em seus domínios, na próxima rodada, o time catarinense já poderá comemorar o título da Série B no sábado.

Sequência do Joinville até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Luverdense Casa 13º colocado Não briga por nada
38ª rodada Oeste Fora 15º colocado Luta contra rebaixamento

Ponte Preta (2º colocada – 68 pontos)

Também já confirmada na elite do ano que vem, a equipe paulista perdeu a liderança da Série B no último fim de semana e pareceu ter sentido o baque: nesta terça-feira, cedeu empate no fim para o América-RN em Campinas e desperdiçou a chance de assumir a ponta. Assim, não pode mais se dar ao luxo de tropeçar. Se na próxima rodada não vencer o América-MG, em casa, e ver o Joinville triunfando sobre o Luverdense, em Santa Catarina, terá que se contentar com o vice-campeonato da segunda divisão nacional.

Sequência da Ponte Preta até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada América-MG Casa 7º colocado Luta por acesso
38ª rodada Náutico Fora 11º colocado Não briga por nada

Vasco (3º colocado – 62 pontos – 99% de chance de subir)

Dentre as equipes que ainda lutam para estar na Série A em 2015, o Vasco é a que tem a situação mais confortável. Restando apenas seis pontos em jogo, o time cruzmaltino tem exatamente seis de vantagem para o atual quinto colocado, Atlético-GO. Por isso, se não quiser depender de nenhum outro resultado, precisa de somente mais um ponto nos próximos dois jogos para se garantir na elite de 2015. Até mesmo uma derrota para o Icasa neste sábado, em casa, pode fazer o Vasco subir: bastará que de Boa Esporte, Atlético-GO e Avaí, dois não vençam as suas partidas.

Combinações que farão o Vasco voltar à Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado
Empatar com o Icasa no Rio de Janeiro
Perder para o Icasa no Rio de Janeiro (desde que de Boa Esporte, Atlético-GO e Avaí, dois não vençam as suas partidas.
Sequência do Vasco até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Icasa Casa 18º colocado Luta contra rebaixamento
38ª rodada Avaí Fora 6º colocado Luta por acesso

Boa Esporte (4º colocado – 56 pontos – 37% de chance de subir)

A equipe mineira aumentou consideravelmente as suas chances de acesso da última rodada para cá. O motivo? Superou, por 1 a 0, o desafio mais complicado que teria até o fim da Série B: o jogo contra o líder Joinville. Agora, o Boa enfrenta duas equipes que estão na parte de baixo da tábua de posicionados e, por ter uma vitória a mais que seus principais concorrentes, depende apenas de si para subir à Série A. O acesso pode ser até conquistado na próxima rodada: bastará vencer o Oeste, em casa, e torcer para que Atlético-GO e Avaí percam os seus jogos.

Combinação que fará o Boa Esporte subir à Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado
Vencer o Oeste em Varginha e torcer para que Atlético-GO e Avaí percam suas partidas
Sequência do Boa Esporte até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Oeste Casa 15º colocado Luta contra rebaixamento
38ª rodada Icasa Fora 18º colocado Luta contra rebaixamento

Atlético-GO (5º colocado – 56 pontos – 23% de chance de subir)

O time goiano também aumentou - mas timidamente - as suas chances de acesso. O Atlético-GO arrancou no segundo turno da Série B e se colocou como um dos fortes candidatos a subir para a Série A. Sob o comando de Wagner Lopes, a equipe do Centro-Oeste brasileiro chegou a ficar nove partidas invicta (entre as 26ª e 34ª rodadas), sendo que, neste período, venceu cinco duelos consecutivos. Para conseguir ultrapassar o Boa, porém, terá dura missão: fazer dois confrontos diretos nas duas últimas rodadas. Além disto, se perder para o Sampaio Corrêa fora de casa e vir o time mineiro vencer o Oeste dentro de seus domínios neste sábado, já não terá mais chances de promoção.

Sequência do Atlético-GO até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Sampaio Corrêa Fora 9º colocado Sonha com acesso
38ª rodada Santa Cruz Casa 10º colocado Luta por acesso

Avaí (6º colocado – 56 pontos – 19% de chance de subir)

Antigo líder e ocupante praticamente fixo do G-4 da Série B, o time catarinense é considerado um dos principais responsáveis por ainda haver (muita) disputa pelo acesso. O Avaí viu seu excelente desempenho ruir na reta final da segunda divisão nacional. Pelo menos, encerrou uma sequência de seis jogos sem vitórias com um triufo sobre a já rebaixada Portuguesa nesta terça-feira. A aposta da equipe azzurra é enfrentar um Vasco provavelmente sem pretensões na última rodada. Porém, se perder para o Santa Cruz fora de casa e vir o Boa Esporte vencer o Oeste dentro de seus domínios neste sábado, já não terá mais chances de promoção.

Sequência do Avaí até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Santa Cruz Fora 10º colocado Luta por acesso
38ª rodada Vasco Casa 3º colocado Luta por acesso

América-MG (7º colocado – 55 pontos – 13% de chance de subir)

Depois de ter perdido seis pontos nos tribunais quando ocupava a parte de cima da tabela de classificação, é praticamente um milagre ver o time mineiro chegando à reta final da Série B do Campeonato Brasileiro com boas chances de acesso. Depois de uma fase irregular na metade da competição, o América-MG está em fase mais confiável (perdeu apenas um dos últimos 13 jogos), mas tem uma tabela complicada pela frente. Enfrentará uma equipe que luta pelo título e outra que ainda sonha com uma vaga à Série A. Se perder um deles e vir Boa Esporte, Atlético-GO ou Avaí vencer, porém, já não terá mais chances de acesso.

Sequência do América-MG até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Ponte Preta Fora 2ª colocada Luta por título
38ª rodada Sampaio Corrêa Casa 9º colocado Sonha com acesso

Ceará (8º colocado – 54 pontos – 7% de chance de subir)

A derrota para o ABC nesta terça-feira foi trágica para o time alvinegro, que viu seus principais concorrentes vencerem e, assim, caiu quatro posições na tabela de classificação, deixando o G-4. O Ceará não vive bom momento, já que venceu apenas um de seus últimos sete jogos. Como esperança, há a tabela relativamente simples que possui pela frente: além de não ter nenhum confronto direto, enfrenta uma equipe já rebaixada e outra que não tem mais o que fazer na atual edição da Série B. Se não vencer a Portuguesa e vir o Boa Esporte triunfando sobre o Oeste neste sábado, porém, já não terá mais chances de acesso.

Sequência do Ceará até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Portuguesa Casa 20ª colocada Rebaixado
38ª rodada Luverdense Fora 13º colocado Não briga por nada

Sampaio Corrêa (9º colocado – 53 pontos – 1% de chance de subir)

Vir da Série C e, no ano seguinte, já chegar à reta final da segunda divisão nacional com chances de subir à elite. O feito do Sampaio Corrêa é admirável e, por isso, já deve ser comemorado pela torcida maranhense. O time possui chances apenas remotas de acesso e precisa desbancar no mínimo seis concorrentes para conquistá-lo. Para manter a chama acessa, porém, terá a oportunidade de fazer jogos contra duas equipes que estão à sua frente nas próximas rodadas.

Sequência do Sampaio Corrêa até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Atlético-GO Casa 5º colocado Luta por acesso
38ª rodada América-MG Fora 7º colocado Luta por acesso

Santa Cruz (10º colocado – 52 pontos – 1% de chance de subir)

O time tricolor é um dos que mais possui motivos para lamentar. Sem vencer há quatro jogos, poderia estar em situação muito mais cômoda neste momento. Antes desta sequência negativa, chegou a emendar sete partidas de invencibilidade, tendo enfileirado quatro triunfos consecutivos, o que o fez surgir como grande candidato ao acesso. O fato de ter dois confrontos diretos nas rodadas finais da Série B pode ajudar o Santa Cruz, mas, à esta altura da competição, o acesso seria uma enorme zebra

Sequência do Santa Cruz até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Avaí Casa  colocado Luta por acesso
38ª rodada Atlético-GO Fora 5º colocado Luta por acesso

Náutico (11º colocado – 49 pontos – "de férias")

Sequência do Náutico até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada América-RN Fora 17º colocado Luta contra rebaixamento
38ª rodada Ponte Preta Casa 2ª colocada Luta por título

Paraná (12º colocado – 47 pontos – "de férias")

Sequência do Paraná até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Bragantino Fora 16º colocado Luta contra rebaixamento
38ª rodada América-RN Casa 17º colocado Luta contra rebaixamento

Luverdense (13º colocado – 46 pontos - "de férias)

Sequência da Luverdense até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Joinville Fora 1º colocado Luta por título
38ª rodada Ceará Casa 8º colocado Luta por acesso

ABC (14º colocado – 45 pontos – 1% de chance de cair)

O ABC precisa de apenas um empate nos próximos dois jogos para confirmar sua permanência na Série B sem depender de nenhum outro resultado. Para isso, o time potiguar, que venceu somente cinco de seus últimos 16 jogos, terá a oportunidade de enfrentar um time já rebaixado fora de casa e, depois, fazer um confronto direto na última rodada dentro de seus domínios.

Sequência do ABC até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Vila Nova Fora 19º colocado Rebaixado
38ª rodada Bragantino Casa 16º colocado Luta contra rebaixamento

Oeste (15º colocado – 45 pontos – 3% de chance de cair)

A situação do time de Itápolis é parecida com a do ABC: porém, como tem uma vitória a menos que a equipe potiguar, precisa somar pelo menos dois pontos nos próximos dois jogos para se garantir na Série B sem depender de nenhum outro resultado. Para melhorar, o Oeste não perde há quatro jogos e está em excelente fase.

Sequência do Oeste até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Boa Esporte Fora 4º colocado Luta por acesso
38ª rodada Joinville Casa 1º colocado Luta por título

Bragantino (16º colocado – 42 pontos – 26% de chance de cair)

A equipe de Bragança Paulista só não se complicou de vez na luta contra a degola nesta terça-feira porque nenhum time que está na sua cola venceu na última rodada. Precisando de quatro pontos nas próximas duas rodadas para se livrar matematicamente do rebaixamento, o Bragantino aposta na simples tabela que terá pela frente: pega um time já desinteressado e outro que também pode chegar "de férias" à última rodada da Série B. Se vencer no próximo sábado e vir o América-RN perder, já estará garantido na segundona do ano que vem.

Sequência do Bragantino até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Paraná Casa 12º colocado Não briga por nada
38ª rodada ABC Fora 14º colocado Luta contra rebaixamento

 

América-RN (17º colocado – 40 pontos – 75% de chance de cair)

O time potiguar somou pontos na última terça-feira, mas não aliviou muito a sua situação. Atualmente dois pontos longe da saída da degola, a equipe alvirrubra triunfou somente quatro vezes nas últimas 20 rodadas e terá que conseguir desempenho de time campeão nos próximos dois jogos para seguir respirando. Se perder neste sábado, a missão de escapar do descenso ficará praticamente impossível. Motivo para ter esperança: o América-RN pega duas equipes que já não brigam por mais nada na Série B.

Sequência do América-RN até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Náutico  Casa 11º colocado Não briga por nada
38ª rodada Paraná Fora 12ª colocado Não briga por nada

Icasa (18º colocado – 39 pontos – 95% de chance de cair)

Se lutou muito pelo acesso à Série A no ano passado, o time cearense é o que tem mais possibilidades de rebaixamento à terceira divisão nacional nesta temporada. A derrota em casa para o Paraná nesta terça-feira pode ter sido defnitiva. O Icasa também precisará de desempenho beirando à perfeição para seguir vivo na Série B, mas terá confrontos duríssimos pela frente.

Sequência do Icasa até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Vasco Fora 3º colocado Luta por acesso
38ª rodada Boa Esporte Casa 4º colocado Luta por acesso

Vila Nova (19º colocado – 29 pontos – rebaixado)

Sequência do Vila Nova até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada ABC Casa 14º colocado Luta contra rebaixamento
38ª rodada Portuguesa Fora 20ª colocada Rebaixada

Portuguesa (20ª colocada – 25 pontos – rebaixada)

Sequência da Portuguesa até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
37ª rodada Ceará Fora 8º colocado Luta por acesso
38ª rodada Vila Nova Casa 19º colocado Rebaixado
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade