PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Ohno é desclassificado e Canadá ganha ouro e bronze na patinação

27 fev 2010 - 00h33
(atualizado às 03h30)
Compartilhar

Um incidente na última curva marcou a final dos 500 m da patinação de velocidade em traçado curto, vencida pelo canadense Charles Hamelin nesta sexta-feira (horário de Vancouver). O americano Apolo Ohno derrubou um dos adversários e passou em segundo lugar pela linha de chegada, mas foi desclassificado por decisão da arbitragem.

Com o rearranjo do resultado final, o canadense Francouis-Louis Tremblay subiu da quarta para a terceira colocação e divide o pódio com seu conterrâneo Hamelin e com o sul-coreano Si-Bak Sung, medalha de prata. O representante da Coreia do Sul, aliás, caiu na reta final da prova e atravessou a linha de chagada escorregando.

A competição dos 500 m foi marcada por quedas e punições desde as provas classificatórias, realizadas mais cedo ainda nesta sexta. Nas quartas de final, Apolo Ohno se favoreceu da queda de dois atletas, o alemão Tyson Heung e o francês Thibaut Fauconnet para assumir a primeira colocação na sua bateria.

Já nas semifinais, a segunda bateria vencida por Ohno reservou uma surpresa que mudou o panorama da competição: o sul-coreano Ho-Suk Lee, forte candidato ao ouro, caiu e acabou sendo eliminado. Na outra bateria, o canadense Olivier Jean foi desqualificado por empurrar e prejudicar um de seus adversários.

Charles Hamelin, que conquistou a nona medalha de ouro do Canadá nos Jogos de Vancouver, havia quebrado o recorde olímpico dos 500 m nas quartas de final. Com o tempo de 40s770, ele levantou o público do Ginásio Pacific Coliseum, que também comemoraria a sua conquista olímpica pouco mais tarde.

Entenda a prova da patinação no gelo - traçado curto

A patinação no gelo - traçado curto - é realizada em uma pista oval de 111,12 m na qual curvas estreitas dificultam o controle dos atletas. Eles competem uns contra os outros, sem se importar com o tempo.

A disputa consiste em uma série de eliminatórias envolvendo quatro ou seis esportistas. Os dois primeiros em cada uma delas avançam à próxima rodada, em um sistema que é mantido até quatro chegarem à final.

Esse estilo de patinação inclui ainda o revezamento masculino e feminino, que ocorre em dois dias. Oito times de quatro patinadores - mais um reserva - participam dessa prova. São as equipes que decidem quantas voltas cada membro completará, sendo que pelo menos um deles deve girar ao menos duas vezes.

Em vez de passar um bastão, cada atleta que estiver na pista precisa apenas encostar em seu companheiro para completar a troca.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação de Velocidade (M) - 10.000m - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade