PUBLICIDADE

Olimpíadas 2012 é maior desafio desde 2ª Guerra, diz ministro

13 nov 2009 - 15h25
(atualizado às 15h53)
Compartilhar

Os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres devem representar o maior desafio da Grã-Bretanha em termos de segurança desde a 2ª Guerra Mundial, afirmou o ministro da segurança, Alan West. Segundo ele, os preparativos estão em "boa forma", mas houve um aumento nas restrições financeiras por conta da crise global.

"Não somos complacentes... não subestimamos a escala do desafio olímpico", disse ele em um seminário sobre a segurança dos Jogos no Royal United Services Institute, em Londres. Os 30 locais de competição em Londres e outras cidades devem atrair líderes mundiais e 500 mil espectadores por dia, além de milhares de atletas e dirigentes esportivos.

Os Jogos ainda serão um ímã para grupos de protesto tentando trazer suas mensagens aos bilhões de telespectadores. A segurança tem sido uma grande preocupação nas Olimpíadas desde que, em 1972, 11 membros da delegação israelense foram mortos nos Jogos de Munique após serem feitos reféns por atiradores palestinos.

O papel da Grã-Bretanha no Iraque e no Afeganistão, como grande aliado dos Estados Unidos, também a torna um alvo em potencial para grupos militantes islâmicos. Em julho de 2005, um dia depois de Londres ganhar o direito de sediar a Olimpíada de 2012, quatro jovens britânicos muçulmanos mataram 52 pessoas em um ataque suicida na rede de transporte da capital.

"Desde esse evento trágico, o Reino Unido continuou a enfrentar um grande nível de ameaça terrorista ¿ acreditamos que essa ameaça continuará até o verão de 2012", disse West, ex-chefe da Marinha Real. "Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012 prometem ser o maior evento esportivo da história da Grã-Bretanha e possivelmente o maior desafio de segurança que a Grã-Bretanha enfrenta desde a 2a Guerra Mundial", acrescentou. Alguns especialistas afirmam que a Grã-Bretanha deva gastar pelo menos duas vezes o 1 bilhão de dólares previstos para a segurança dos Jogos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade