PUBLICIDADE

Polêmica com holandesas deixa londrinos em alerta para 2012

22 jun 2010 - 07h43
Compartilhar

O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que está atento a campanhas de marketing "disfarçadas" que possam ser utilizadas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O comentário vem depois da reação da Fifa sobre a propaganda de uma cervejaria na Copa do Mundo, quando mais de trinta mulheres entraram no estádio com vestidos contendo o logo da empresa.

O COI sempre foi agressivo na proteção de suas marcas, e tem até um grupo de advogados para processar qualquer pequena violação, segundo o jornal The Telegraph. O governo britânico já criou leis proibindo empresas de utilizar palavras como Olimpíada, Londres, 2012 ou ouro, e uma lista de restrições para outros setores deve ser divulgada ainda este ano.

Especula-se que o público que comparecer a sedes de qualquer esporte seja impedido de entrar caso esteja usando roupas com qualquer logotipo que não seja de um parceiro oficial da entidade. O porta-voz do comitê, Mark Adams, disse que não há planos para alterar a política de "tolerância zero" para a Olimpíada de Londres.

Adams afirmou que a razão para isso é que os patrocinadores ajudam a pagar pelos Jogos e que sem o seu suporte, seria impossível distribuir 90% do valor arrecadado para as federações internacionais e comitês olímpicos nacionais, o que significaria negar dinheiro para a base do esporte.

O Comitê Organizador Local para Londres irá receber cerca de US$ 1 bilhão (R$ 1,765 bilhão) do marketing do COI e da mídia para ajudar a sediar o evento.

Por conta do processo contra as duas mulheres que organizaram a propaganda ilegal em um estádio da Copa, a Fifa recebeu muitas críticas, o que ironicamente acabou atraindo ainda mais publicidade para a marca de cerveja, mais até do que teria conseguido só pela simples exposição com as mulheres vestidas de laranja.

Diferentemente da Copa do Mundo da Fifa, os locais de competição de Olimpíadas não têm publicidade.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

COI está atento para campanhas de publicidade ilegais
COI está atento para campanhas de publicidade ilegais
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade