PUBLICIDADE

Oprah revela que Armstrong 'respondeu às perguntas que todo mundo queria ouvir'

15 jan 2013 - 16h10
(atualizado às 16h22)
Compartilhar

O ex-ciclista Lance Armstrong, que caiu em desgraça por causa de doping, respondeu às perguntas "que todo mundo queria ouvir" durante entrevista de duas horas e meia, disse nesta terça-feira a apresentadora Oprah Winfrey.

"Não pude fazer todas as perguntas que queria, mas acredito que os questionamentos mais importantes e as respostas que todo mundo estava esperando ouvir foram respondidas", disse a diva da televisão americana no programa "This Morning", da emissora CBS.

"Só posso dizer que fiquei satisfeita com as respostas", afirmou Oprah, que também deu suas impressões sobre o estado de espírito atual do ex-ciclista.

"Achei ele bem sério. Certamente, ele se preparou muito bem para este momento", descreveu.

Trata-se da primeira entrevista de Armstrong desde das sanções que sofreu da União Ciclista Internacional (UCI) no ano passado.

O ciclista de 41 anos teve seus títulos do Tour de France (1999-2005) cassados e foi banido do esporte após a divulgação de um relatório da Agência americana antidoping (Usada) o acusando de ter contribuído com o "programa de doping mais sofisticado da história do esporte", quando corria pela equipe US Postal.

De acordo com os jornais New York Times e USA Today, o americano teria confessado pela primeira vez da sua vida que se dopou durante a sua carreira durante a entrevista com Oprah, gravada segunda-feira na casa dele em Austin, no Texas, e que irá ao ar apenas quinta-feira.

A apresentadora chegou até a reclamar na CBS do fato de estas informações terem vazado. "Entre o momento em que deixei Austin e a hora em que desembarquei em Chicago, vocês já tinham confirmado tudo. Como fizeram isso? Todos estavam de acordo sobre o fato de que ninguém deveria falar nada até o programa ser divulgado. Estou aqui agora porque tudo está confirmado", disse Oprah.

Ela ainda disse que a entrevista, que durou duas horas e meia, tinha sido "difícil" e que ela o ciclista ficaram "exaustos".

"Foi uma surpresa para mim. Vou admitir que eu, minha equipe, todos que estávamos na sala, ficamos hiptonizados e fascinados com algumas das suas respostas", completou.

A entrevista não será editada e será dividida em duas partes. Inicialmente, o programa deveria ter durado apenas noventa minutos e ser divulgado na noite de quinta-feira. Oprah não revelou os horários.

As confissões do americano, que por sete anos mandou no ciclismo mundial, poderão ter diversas consequências jurídicas.

Além das premiações financeiras que ele terá que devolver, ele também pode ser processado, o que poderia levar-lo a prisão, de acordo com alguns juristas.

"Na pior das hipóteses, Lance pode ser considerado culpado de perjúrio", explicou o professor de direito Michael McCann.

A ex-atleta olímpica Marion Jones, que também confessou ter se dopado no programa de Oprah Winfrey em 2008, teve que passar seis meses na prisão por ter mentido no inquérito.

Dick Pound, presidente da Agência Mondial Antidoping (AMA), disse à AFP que lamentou o fato de Armstrong ter feito essas confissões no programa de Oprah. "Eu teria preferido que ele fizesse isso em programas mais sérios como Face The Nation ou Meet the Press, nos quais teria enfrentado perguntas mais impiedosas", explicou.

"Se as perguntas (de Oprah) não foram duras o bastante, é possível que o público fique mais irritado ainda, prejudicando até a própria iniciativa de Armstrong de tentar reconquistar o carinho das pessoas", completou.

Depois das sanções da justiça esportiva, Armstrong perdeu a maioria de seus patrocínios e teve que se distanciar da Livestrong, a Fundação de luta contra o câncer que ele criou em 1997 após superar a doença.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade