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Organizador diz que sucesso de Londres 2012 depende dos transportes

8 dez 2010
15h41
atualizado em 14/12/2010 às 14h33

O sucesso da Olimpíada de Londres dependerá da capacidade da cidade para superar os problemas associados ao sistema de transporte, afirmou o presidente do comitê responsável pela organização dos Jogos de 2012, Sebastian Coe, nesta quarta-feira.

Londres corre o risco de entrar no grupo das Olimpíadas criticadas, como Atlanta-1996, caso fracasse em sua política de transportes, o que prejudicaria no longo prazo a reputação da cidade para atrair investimentos e turistas, disse Coe a parlamentares londrinos.

Para Coe, o projeto de transportes Olympic Route Network (ORN), estabelecendo faixas de trânsito exclusivas para atletas, autoridades e patrocinadores chegarem aos locais dos jogos, é necessário para a organização de uma Olimpíada tranquila.

"O projeto da rota olímpica diz respeito à funcionalidade, não tem a ver com glamour", acrescentou Coe, advertindo que Londres poderia passar 50 anos tentando superar uma política falha nos transportes.

"Vocês têm uma escolha: podem fazer essa cidade ser lembrada como uma Barcelona ou como uma Atlanta." O sistema de transportes de Atlanta teve dificuldades para conduzir os atletas e espectadores aos locais dos jogos, causando uma frustração geral. Já os Jogos de 1992, em Barcelona, são citados como Olimpíada-modelo.

A rede de transportes de Londres, já sobrecarregada com o peso de 24 milhões de viagens diárias, tem sido mencionada frequentemente como uma preocupação dos inspetores do Comitê Olímpico Internacional.

Durante o movimento de pico dos Jogos, o número de viagens deverá subir 12,5% - algo administrável, desde que com uma abordagem sábia, afirma John Armitt, presidente do órgão do Governo britânico responsável pelos preparativos dos Jogos.

As vias da cidade estão entre as mais congestionadas do mundo e o esquema ORN tem despertado críticas de alguns moradores. Coe, no entanto, disse que o esquema representaria menos de 1% do total de vias e apenas cerca de 5% das pessoas que o usariam andariam de carro: o restante iria de ônibus.

Sebastian Coe (esq.) acredita que cidade terá de aprimoras o sistema de transportes até a Olimpíada
Sebastian Coe (esq.) acredita que cidade terá de aprimoras o sistema de transportes até a Olimpíada
Foto: Getty Images
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