PUBLICIDADE

Ouro na luta olímpica em Atlanta, búlgaro vai devolver medalha ao COI

20 fev 2013 - 14h31
(atualizado às 14h37)
Compartilhar

Medalhista de ouro na luta olímpica em Atlanta-1996, o búlgaro Valentin Yordanov, que atualmente preside a federação da luta em seu país, anunciou que devolverá sua láurea dourada ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

O gesto de Yordanov será em protesto à possível exclusão da modalidade do programa dos Jogos Olímpicos, a partir de 2020.

"Nosso esporte é uma parte inseparável do movimento olímpico e um de seus fundamentos tanto para os antigos, como para os modernos Jogos Olímpicos. Sem este esporte, a Olimpíada não será mais o que era" escreveu o búlgaro em carta a Jacques Rogge, presidente do COI.

Valentin Yordanov ainda foi irônico ao comentar os protestos que a decisão de tirar a luta olímpica da lista de modalidades fixas nos Jogos causou pelo mundo. Em entrevista coletiva, ele afirmou que o COI deveria estar orgulhoso por unir Rússia, EUA e Irã em defesa do esporte.

"Com este ato de protesto expresso perante o COI minha solidariedade com os milhões de concorrentes e torcedores deste esporte que condenam sua proposta", acrescentou o campeão olímpico na missiva.

E as manifestações contrárias à exclusão da luta olímpica dos Jogos não se restringiram ao presidente da federação búlgara. Treinadores do time nacional, Armem Nazaryan e Serafim Barzakov anunciaram que farão greve de fome como forma de protesto.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
TAGS
Publicidade