PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Patrocínio Logo do patrocinador

"Mentor" Alex elogia Robinho e avisa: não substitui Valdivia

20 mar 2015 - 08h38
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O meio-campista Robinho é um dos principais destaques entre os 19 reforços do Palmeiras para esta temporada. Pouco badalado em sua chegada ao clube, o jogador virou rapidamente titular absoluto na ausência de Valdivia e vem sendo elogiado pelas atuações, o que não surpreende a pessoa que o incentivou a defender o time de Palestra Itália, o ex-meia Alex.

Com passagem vitoriosa por Palmeiras e ídolo do Coxa, o ex-jogador aconselhou o amigo a aceitar a proposta para trocar de alviverde em 2015 e crê na condição do meio-campista em se manter em boa fase na agremiação paulista.

Quando Robinho se transferiu ao Palmeiras, Alex fez uma postagem emotiva no Instagram
Quando Robinho se transferiu ao Palmeiras, Alex fez uma postagem emotiva no Instagram
Foto: Instagram / Reprodução

"Ele tem cabeça boa, porque já teve experiência no Santos e passou por isso (oscilação) aqui no Coritiba. No momento de instabilidade no Palmeiras, caso aconteça com ele, porque espero que não tenha, já vai ter bons exemplos de situações que viveu para passar por isso", afirmou o ex-meia.

Alex percebeu a evolução do atleta nos últimos anos. "Quando cheguei ao Coritiba, ele era um jogador instável, que fazia jogos maravilhosos e outros ruins. Era muito questionado nesse sentido. Por isso, já criou uma casca em cima disso", acrescentou.

<p>Robinho é um dos reforços que mais vêm agradando os palmeirenses</p>
Robinho é um dos reforços que mais vêm agradando os palmeirenses
Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

Robinho chegou ao Couto Pereira em 2012 e, no ano seguinte, ganhou a companhia de Alex, permanecendo juntos até o fim da temporada passada. Desde que integrou o elenco no Palestra Itália, o reforço vem se destacando pela versatilidade, pois atua tanto como segundo volante quanto na armação.

Mesmo com a qualidade que mostrou na frente, Robinho não é apontado pelo amigo como um substituto para Valdivia, que ainda não definiu a renovação do contrato que terminará em agosto.

"O Valdivia tem muita qualidade e já mostrou isso. Está no processo complicado de renovação de contrato, mas a história do Robinho e de qualquer outro jogador independe do Valdivia. Cada um tem de buscar seu espaço. Imagine se o Robinho mantiver o bom nível, o Valdivia voltar em bem e o Cleiton Xavier também entrar bem... Quem vai ganhar é o Palmeiras e o Oswaldo (de Oliveira)", avaliou.

Alex fez história com a camisa do Palmeiras
Alex fez história com a camisa do Palmeiras
Foto: Getty Images

Alex se lembra de ter evitado comparações com Djalminha e Rivaldo na época em que foi contratado pela primeira vez pelo Palmeiras, em 1997. Assim, pensa que o amigo também precisa trabalhar sem se preocupar com comparações. No entanto, Robinho não deixa de reverenciar o ex-companheiro de time. Depois de ter feito contra o Capivariano um belo gol de falta, o meia palmeirense revelou ter aprendido com o ex-jogador, que explica quais foram os conselhos que deu na época dos treinos do Coritiba.

"O que falei para ele é o que sempre disse para todo o mundo, ou seja, quando o jogador vai para o treino, não pode ter pressa de ir embora. Tem que aprimorar algo todo dia. No Coritiba, não tinha um batedor de pé direito, e eu o puxei e falei: ‘Robinho, vamos treinar. Você é muito novo e deve começar a treinar, porque uma hora sua chance para bater falta vai aparecer e tem de estar treinado’. E ele treinou muito", recordou o ex-camisa 10.

Na época, Robinho era responsável apenas por bater faltas laterais e escanteios no Coxa, mas Alex percebeu a necessidade de ajudá-lo a se especializar em batidas frontais. "Toda hora em que podíamos, puxávamos a barreira e ficávamos trabalhando. Ele foi premiado tempos depois com esse gol pelo Palmeiras".

<p>Alex encerrou a carreira no Coritiba e também foi ídolo do Palmeiras</p>
Alex encerrou a carreira no Coritiba e também foi ídolo do Palmeiras
Foto: Heuler Andrey / Getty Images

Mesmo distante, Alex se mostra satisfeito por ver a ascensão do reforço alviverde. "Não fico nem um pouco surpreso, porque eu o acompanhei nos últimos dois anos. Ele sempre foi um jogador importante, uma das referências do Coritiba, posicionando-se muito bem na hora em que foi requisitado. O que está acontecendo me deixa feliz, porque é diferente jogar em São Paulo, outra exposição. É diferente sair do Coritiba e jogar no Palmeiras, mas ele se enquadrou muito bem".

Aos 27 anos e com contrato até o fim de 2018 no Palestra Itália, Robinho já deixou claro que mantém contato com Alex, que enviou inclusive uma mensagem de apoio ao meia antes da partida de estreia do Palmeiras neste Campeonato Paulista, contra o Audax.

"Éramos muito próximos em Curitiba e continuamos. Não tem mais a coisa do dia a dia que tínhamos, mas a amizade continua. Torço muito por ele. Fiquei amigo dele e da família. Espero que tenha sucesso com a camisa do Palmeiras porque realmente merece", encerrou o ex-jogador, que sabe muito bem o que é ser vitorioso vestindo verde e branco.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade