PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Assunção ignora Italiano e diz: "Copa do Brasil será meu maior título"

4 jul 2012 - 07h38
Compartilhar
Felipe Held
Direto de São Paulo

Marcos Assunção é um jogador de carreira longa e vitoriosa no futebol mundial: conquistou o Campeonato Italiano pela Roma em 2001, a Copa do Rei da Espanha pelo Real Betis em 2005 e inclusive defendeu a Seleção Brasileira durante o ciclo para a Copa do Mundo de 2002. Mas nada disso será tão importante na trajetória do volante como a conquista da Copa do Brasil. Na final pelo Palmeiras, o meio-campista, 35 anos, não tem pudor em falar que ainda está à espera do maior título em seu currículo.

"A minha maior conquista dentre todas elas será aqui no Palmeiras, porque cheguei aqui com quase 34 anos e desacreditado", comentou Marcos Assunção, que ainda relembrou o jejum do clube em títulos nacionais de primeiro escalão - os últimos foram há 12 anos, em 2000, nos extintos Rio-São Paulo e Copa dos Campeões. De lá para cá, as únicas conquistas alviverdes foram a Série B do Campeonato Brasileiro de 2003 e o Campeonato Paulista de 2008.

Até agora, por enquanto, o volante considera que o título da Copa do Rei foi o maior feito de sua carreira. Na ocasião, o clube da região da Andaluzia escapou dos gigantes Real Madrid e Barcelona e se sagrou vencedor da competição após eliminar Athletic de Bilbao na semifinal e bater o Osasuna na decisão. A campanha de sete anos atrás, aliás, se mostra semelhante à palmeirense na Copa do Brasil, segundo Assunção.

"Naquela trajetória jogamos contra grandes times e, com muito esforço, assim como o Palmeiras, chegamos à decisão da Copa do Rei. Na semifinal eliminamos o Bilbao, e jogar na casa deles é muito difícil, é uma torcida calorosa como a do Coritiba. E foi muito difícil, mas conseguimos o título ali. Foi uma guerra. E depois jogamos contra o Osasuna uma partida só na final", recordou.

Assunção não esconde o desejo de ter seu nome em destaque na história quase centenária da instituição caso conquiste a Copa do Brasil pelo Palmeiras - e até se emocionou ao vislumbrar tal possibilidade. A vontade que o meio-campista tem de ser campeão pelo clube alviverde, aliás, é tão grande que ele admite a possibilidade de adiar a aposentadoria (inicialmente programada para o final de 2012) caso derrote o Coritiba na decisão e consiga a vaga para a Copa Libertadores da América do ano que vem.

"Fico feliz e honrado por saber que, quando me aposentar, vou poder falar que trabalhei com caras como Marcos, Galeano, César Sampaio e Felipão. E já está sendo muito honroso para mim, tenho orgulho de sair da minha casa e vir trabalhar no Palmeiras. Eu me considero um vencedor", discursou Assunção.

A decisão da Copa do Brasil de 2012 terá início às 21h50 (de Brasília) desta quinta-feira, na Arena Barueri. A partida de volta será realizada na quarta-feira seguinte, com mando do Coritiba, no Estádio Couto Pereira.

"Cheguei aqui desacreditado", recordou Marcos Assunção
"Cheguei aqui desacreditado", recordou Marcos Assunção
Foto: Piervi Fonseca/Agif / Gazeta Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade