PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

No sufoco, Palmeiras vira e assegura melhor campanha

5 abr 2009 - 17h59
(atualizado às 20h44)
Compartilhar

Em baixa nas últimas rodadas, quando somou apenas um ponto em seis disputados, o Palmeiras precisou suar para se reabilitar no Campeonato Paulista e encerrar a primeira fase com a melhor campanha. Depois de sair atrás no placar e assustar os torcedores que compareceram ao Palestra Itália, o time alviverde venceu o Botafogo por 2 a 1 na tarde deste domingo e assegurou as vantagens de jogar por dois empates e decidir em seus domínios nas fases seguintes.

» Veja fotos de Palmeiras x Botafogo

» ESPN: assista ao vídeo

» Veja a classificação atualizada

» Comente a vitória do Palmeiras

Com a ameaça de perder a ponta para o rival São Paulo na rodada decisiva, a equipe de Vanderlei Luxemburgo confirmou a condição de líder apenas na etapa final, com gols marcados em um intervalo de dois minutos. Os tentos anotados por Ortigoza e Diego Souza levaram o Palmeiras aos 44 pontos, ao mesmo tempo em que o São Paulo tem quatro a menos e confirmou a segunda colocação. Já o time de Ribeirão Preto estaciona nos 19 e se despede do Estadual com a 12ª posição.

No entanto, a partida na capital paulista foi marcada pela emoção, graças ao placar que o São Paulo construía em Presidente Prudente contra o São Caetano. Com a derrota parcial por 1 a 0 durante boa parte da partida, o Palmeiras via o rival tricolor assegurar a primeira posição com a vitória por 2 a 1 sobre o time do ABC (que mais tarde ficaria no 2 a 2), mas reverteu a situação com os gols marcados no segundo tempo e tranqüilizou o seu torcedor.

Com os resultados da rodada decisiva, o Palmeiras pega na semifinal o Santos, que venceu o duelo emocionante com Portuguesa e Santo André e ficou com a última vaga. Agora, o time de Vanderlei Luxemburgo terá quatro "decisões" pela frente, já que além dos dois duelos com o time da Vila Belmiro, jogará por sua sobrevivência na Libertadores da América, em dois confrontos com o Sport. Já na outra chave do Paulista, São Paulo e Corinthians se encaram, com vantagem ao time do Morumbi graças à melhor campanha realizada na primeira parte do Estadual.

O "esboço" montado por Luxemburgo para ir a Recife tinha Edmilson no meio-campo auxiliado por Jumar na marcação. Fabinho Capixaba era outro que voltava, com Danilo, Marcão e Jefferson - na vaga do poupado Armero, que começou no banco - completando a defesa. No entanto, após domínio no início e três chances desperdiçadas, com duas de Keirrison e uma com Lenny, o time da casa perdeu a força e viu Bruno trabalhar para evitar gol do atacante André Neles.

Sem forças para abrir o placar e sabendo que o São Paulo vencia no interior, o torcedor palmeirense ainda sofreu um duro golpe aos 43min, quando Betão surpreendeu o arqueiro alviverde e bateu falta direto para as redes, em um gol que gerou as vaias ao time mandante na saída para o vestiário, após o final do primeiro tempo.

A desvantagem palmeirense fez com que o time aumentasse a pressão nos últimos 45 minutos e tratou de definir a virada em curto intervalo de tempo. Ao entrar na vaga de Lenny, o paraguaio Ortigoza foi decisivo ao aproveitar passe longo de Cleiton Xavier, se esticar em um carrinho e desviar para as redes de Everton.

Dois minutos depois, Diego Souza fez boa jogada individual, saiu da marcação de Jonílson e bateu com força no canto direito da meta botafoguense, para tirar a igualdade do placar e colocar o Palmeiras novamente na ponta do Campeonato Paulista.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 x 1 BOTAFOGO

Gols
Palmeiras: Ortigoza, aos 12min, e Diego Souza, aos 14min do 2º tempo

Botafogo: Betão, aos 43min do 1º tempo

Esquema Tático do Palmeiras
4-4-2
Bruno; Fabinho Capixaba, Danilo, Marcão e Jefferson; Edmilson, Jumar (Evandro), Diego Souza e Cleiton Xavier; Keirrison e Lenny; técnico: Vanderlei Luxemburgo

Esquema Tático do Botafogo
4-4-2
Everton Neto; Paulo Santos, Júlio César, Everton Luis e Betão; Augusto Recife, Rafael Pedro, Jonílson e Rudnei; Fabinho e André Neles

Cartões Amarelos
Palmeiras: Jumar e Evandro

Botafogo: Júlio César, André Neles, Jonilson e Adriano

Árbitro
Philippe Lombard

Local

Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade