PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Por que deu tudo errado no Palmeiras?, questionam britânicos

17 out 2012 - 12h41
(atualizado às 13h51)
Compartilhar

A crise do Palmeiras e o iminente rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro tão pouco tempo depois de alcançar a glória com o título da Copa do Brasil chamou a atenção do jornal inglês The Independent. Um dos blogueiros da publicação, James Young, que mora no Brasil há sete anos e escreve sobre o tema, publicou texto indagando: por que tanta coisa deu errado tão rápido no Palmeiras?

» Baixe aplicativo e acompanhe seu time do coração

» Veja fotos e escolha a pior camisa alternativa dos times brasileiros

» Veja como eram os astros do futebol mundial na infância

» Com Ronaldinho, americanos listam 100 atletas mais feios da história

Na publicação, Young classifica a crise palmeirense como tragédia anunciada, depois de terminar o Brasileiro de 2011 na 11ª colocação e ser eliminado pelo Guarani nas quartas de final do Campeonato Paulista. O jornalista ainda contesta a qualidade do elenco, afirmando que, apesar do título, "mal encobriu as rachaduras" com destaques de Barcos, Juninho, Marcos Assunção e Valdívia.

O The Independent credita boa parte da culpa aos dirigentes do Palmeiras, classificando o presidente Arnaldo Tirone como "presunçoso" e o vice Roberto Frizzo como "teimoso", capaz de "vencer com folga o técnico Luiz Felipe Scolari em qualquer concurso de impopularidade". As constantes brigas do ex-treinador alviverde com diretores e o próprio elenco também foram destacadas.

Outro fator que atrapalhou o Palmeiras foi classificado por James Young como "síndrome de ejaculação precoce do futebol brasileiro", obra da formação do calendário de jogos ao estilo "os loucos tomaram o controle do asilo". Ela faz com que a vaga à Copa Libertadores do ano seguinte seja definida quando o Campeonato Brasileiro está ainda no início, deixando as equipes vencedoras sem interesse o resto do ano. E o time paulista, portanto, é vítima disso.

"Talvez o rebaixamento não seja a pior coisa para o Palmeiras", diz o texto, citando que a queda à Série B pode trazer ao clube "o senso de união que tanto lhe falta", além de uma "renovação interna que muitos grandes clubes desesperadamente necessitam". A campanha por eleições diretas no clube e a inauguração da Arena Palestra, prevista para 2013, também são citadas. Apesar disso, o The Independent conclui: "mais provável, porém, é que a Série B já seja uma dura realidade".

Blogueiro criticou dirigentes e definiu Tirone como "presunçoso"
Blogueiro criticou dirigentes e definiu Tirone como "presunçoso"
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade