PUBLICIDADE

Copa do Brasil

Palmeiras retorna à decisão nacional com "tempestade" e algoz Coritiba

5 jul 2012 - 07h33
Compartilhar

Diego Garcia
João Henrique Marques
Direto de São Paulo

O Palmeiras está de volta a uma decisão de importante torneio nacional após 12 anos de ausência. Só que nem de alegrias viverá o time paulista nesta quinta-feira, às 21h50 (de Brasília), quando encara o Coritiba na Arena Barueri em busca de seu segundo título de Copa do Brasil. Tudo porque dirigentes do clube de São Paulo resolveram ir às vias de fato nesta quarta e tumultuar o ambiente do clube.

A confusão envolveu o presidente do clube, Arnaldo Tirone, e também o conselheiro da oposição Gilto Avalone, que alega até ter sido agredido pelo companheiro de agremiação. Teve até confirmação via Twitter do diretor jurídico Piraci Oliveira, que afirmou ter visto provocações, troca de tapas e pediu até expulsão de Gilto do Palmeiras.

O imbróglio não poderia ter vindo em pior hora, pois a equipe do Palestra Itália também colocará em campo um tabu de 13 anos sem grandes conquistas, já que o último troféu relevante do clube foi a Copa Libertadores da América de 1999 (no meio tempo, os palmeirenses também celebraram os troféus de um Rio-São Paulo em 2000, de uma Copa dos Campeões da CBF em 2001 e de um Campeonato Paulista em 2008).

É a chance também de o técnico Luiz Felipe Scolari consagrar de vez seu retorno ao clube, que ainda não contou com nenhuma conquista. Por coincidência, foi justamente o treinador o responsável por erguer a Libertadores de 1999, considerada até hoje como o maior troféu da história do Palmeiras. Depois disso, o clube passou por períodos de instabilidade, caiu à segunda divisão e ainda não voltou a ser o grande time de outros tempos.

"O Palmeiras está há muito tempo sem ganhar e, talvez por isso, as pessoas passaram a desacreditar neste clube. Quando estiver ganhando alguma coisa, as outras equipes vão respeitar mais. Espero que esta história tenha um final feliz", definiu o volante Marcos Assunção, um dos jogadores mais experientes do elenco.

Além disso, os palmeirenses também não terão vida fácil na decisão. Tudo porque o rival é ninguém menos que o algoz Coritiba, adversário que humilhou o mesmo Palmeiras por 6 a 0 nas quartas de final da Copa do Brasil do ano passado, em duelo no Couto Pereira. Grande oportunidade para o time paulista conseguir sua vingança, e também voltar a erguer uma taça nacional após tanto tempo de espera. O primeiro capítulo acontece nesta quinta.

Para a final, o Palmeiras deve ter em campo a seguinte escalação: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Mazinho e Barcos. Já o técnico Marcelo Oliveira, do Coritiba, deverá contar com os titulares Vanderlei, Jonas, Emerson, Demerson e Lucas Mendes; Willian, Gil, Tcheco (Junior Urso) e Everton Ribeiro; Roberto e Everton Costa.

Felipão pode voltar a conquistar um título com o Palmeiras
Felipão pode voltar a conquistar um título com o Palmeiras
Foto: Eduardo Viana / Lancepress!
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade