PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Sem Barcos e sem número 9, Palmeiras já tem melhor ataque do Paulista

18 fev 2013 - 12h53
(atualizado às 12h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Vilson, à esquerda, e Vinícius, à direita, fizeram os gols do Palmeiras no clássico</p>
Vilson, à esquerda, e Vinícius, à direita, fizeram os gols do Palmeiras no clássico
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Com os gols marcados por Vilson e Vinícius contra o Corinthians, domingo no Estádio do Pacaembu, o Palmeiras de Gílson Kleina conseguiu um feito importante no Campeonato Paulista. Ainda que ocupe a sétima posição depois do empate por 2 a 2 no dérbi, chegou a 17 gols marcados e passou a ter os melhores números ofensivos da competição. Algo curioso para quem não teve Hernán Barcos, vendido ao Grêmio, nas duas últimas rodadas.

Kleina, por sinal, adotou formação peculiar em função da saída do argentino e das lesões de Maikon Leite e ainda o recém-contratado Kleber. Já pela Copa Libertadores, na última quinta-feira (2 a 1 contra o Sporting Cristal-PER), esboçou um time praticamente sem atacantes e que se repetiria no clássico contra o Corinthians. Com Márcio Araújo e Vílson de volantes, Souza e Wesley na meia e Patrick Vieira, pela direita, e Vinícius, pela ponta esquerda.

A escalação, admitiu Tite, confundiu a defesa corintiana no clássico. "Essa formação sem centroavante nos tirou a referência, confundiu e dificultou a saída de bola", afirmou o treinador do Corinthians depois do empate. Por muitos momentos da partida, especialmente dos 30min do primeiro tempo aos 15min do segundo, a equipe palmeirense congestionou o meio e saiu em velocidade nos contragolpes. 

"Optamos por manter essa formação de dois abertos, dos volantes que chegam, mas a gente não deixa de ser ofensivo", defendeu Kleina após o jogo em que o Corinthians teve a iniciativa, mas em que o Palmeiras também levou perigo em vários momentos. "A gente trabalha para ter um jogador dentro da área também", acrescentou enquanto aguarda por Kleber, ex-Porto, e eventualmente mais um centroavante para o elenco. 

Os números do Footstats apontam uma característica importante do Palmeiras para ter o melhor ataque: a pontaria afiada. Entre os quatro grandes de São Paulo, o time de Gílson Kleina acerta o alvo em 46,5% das conclusões. Muito à frente do Corinthians, por exemplo, que acertou a trave por duas vezes no clássico. A equipe corintiana tem índice de acerto de 31% nos arremates.

Os números do ataque palmeirense no Paulista

NOME GOLS NOME ASSISTÊNCIAS
Henrique 3 Maikon Leite 3
Márcio Araújo 3 Wesley 3
Barcos 3 Valdivia 2
Luan 2 Souza 1
Valdivia 1 Henrique 1
Vilson 1 Ayrton 1
Vinícius 1 João Denoni 1
Patrick Vieira 1    
Ayrton 1    
Souza 1    
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade