PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Sem Keirrison, Palmeiras só empata e adia vaga antecipada

21 mar 2009 - 20h59
(atualizado em 22/3/2009 às 16h05)
Compartilhar

Na primeira vez em que não pôde contar com a sua dupla de ataque titular, já que Keirrison e Willians estavam suspensos, o ataque do Palmeiras passou em branco no Estádio Dário Rodrigues Leite ao ficar no empate por 1 a 1 com o Guaratinguetá neste sábado, resultado que não garante a classificação antecipada à semifinal do Campeonato Paulista.

» Fotos de Guaratinguetá x Palmeiras

» Keirrison sofre acidente de carro em Curitiba

» Veja a classificação atualizada

» Comente o empate em Guaratinguetá

Com a ausência de seu camisa nove, artilheiro isolado do Estadual com 12 gols, o técnico Vanderlei Luxemburgo mandou a campo Lenny, considerado o 12º jogador do elenco alviverde e que já marcou seis vezes no Estadual. Já para a vaga de Willians, o paraguaio Ortigoza ganhou chance entre os titulares.

No entanto, a nova dupla teve dificuldades para sair da marcação adversária e viu o meia Diego Souza anotar o único gol palmeirense no jogo, em cobrança de pênalti sofrido por Ortigoza. O tento marcado pelo camisa sete mantém a marca alviverde de ter balançado as redes em todas as partidas do Estadual.

Mesmo assim, a equipe não esteve próxima de repetir as últimas atuações, já que, desde a última terça-feira, quando bateu o Noroeste por 2 a 0, ostenta a marca de melhor ataque do clube no século 21. Contra a equipe de Bauru, Keirrison havia marcado duas vezes e garantiu o 42º gol em 18 partidas do Palmeiras no ano, uma média de 2,33 por jogo.

Agora com 37 pontos, o time de Luxemburgo continua com boa folga na liderança do Paulista, seis à frente do rival Corinthians, mas agora com um jogo a mais. No entanto, o time abre dez de vantagem para o quinto colocado, a Portuguesa, e dependendo dos resultados do domingo, poderia garantir acesso antecipado à semifinal se saísse do Vale do Paraíba com a vitória. Enquanto isso, o Guaratinguetá vai aos 15 e deixa provisoriamente a zona de rebaixamento.

Nos minutos finais de um primeiro tempo com chances para os dois lados, quem conseguiu ir às redes foram os anfitriões, em jogada iniciada por Ivo pelo lado direito do ataque. Após cruzamento na área, o goleiro Bruno não soube cortar e viu Wellington Amorim empurrar para a meta vazia para colocar o Guaratinguetá em vantagem, que durou até os 10min da etapa final.

Com uma mudança mais ofensiva a partir do reinício, o Palmeiras foi beneficiado por uma falha de Nenê, que não soube como conter o ataque palmeirense e fez um pênalti infantil ao segurar Ortigona dentro da área. Na cobrança, Diego Souza balançou as redes para o time da capital, que segurou a pressão e saiu do Vale do Paraíba com o empate.

Gols
Guaratinguetá: Wellington Amorim, aos 42min do 1º tempo

Palmeiras: Diego Souza, aos 10min do 2º tempo

Deslizes da arbitragem
- Reclamação de ambos os lados do excesso de faltas cometidas durante a partida;- Enquanto os palmeirenses também deixaram o gramado protestando contra a tradicional "cera" feita pelos atletas da casa, o Guaratinguetá não poupou críticas à atuação do adversário Lenny, que segundo os jogadores do time mandante, simulou faltas o tempo inteiro

Ponto Forte do Guaratinguetá
Rápidas jogadas organizadas pelo ataque, que criou boas oportunidades contra a meta defendida por Bruno

Ponto Forte do Palmeiras
Marcação realizada no meio-campo, responsável por segurar o empate fora de casa

Ponto Fraco do Guaratinguetá
Falha do zagueiro Nenê, que cometeu pênalti infantil em Ortigoza e evitou a vitória dos mandantes

Pontos Fracos do Palmeiras
Novo ataque formado por Lenny e Ortigoza, que pouco mostraram em campo, e falha do goleiro Bruno no lance que deu origem ao gol de Wellingto Amorim

Personagem do jogo
Wellingto Amorim. do Guaratinguetá

Destaque negativo do jogo
Lenny, do Palmeiras, que não aproveitou a chance como titular e acabou sendo substituído no intervalo

Comentários sobre o jogo

"Fizemos um primeiro tempo horrível, mas no segundo, mostramos uma reação. O resultado foi ótimo porque, mesmo se diminuir para quatro pontos, é uma distância que só pode ser tirada em dois jogos. Estou pensando na tabela e o resultado foi ótimo", do técnico Vanderlei Luxemburgo, admitindo que chamou a atenção do elenco no intervalo.

"Ele (Lenny) não foi bem no primeiro tempo e eu o tirei. Talvez, ele pode ter sido enaltecido demais e isso não adianta. Achei que seria expulso porque estava irritando os adversários e juiz. Tive de mudar também o meio-campo para dar saída de bola", do técnico Vanderlei Luxemburgo, que não gostou da atuação do atacante, que ganhou vaga na equipe titular.

"Nem sempre dá para jogar bonito. Quando é assim, o mais importante é não perder. Fico maluco quando perco. Graças a Deus, conseguimos um empate hoje. Nossa equipe foi muito aguerrida e correu bastante para isso", do meia Diego Souza, autor do gol de empate no Vale da Paraíba.

Esquema Tático do Guaratinguetá
4-4-2
Fernando; Ivo, Edson Rocha (Rocha), Nino e Saletti (Jamur); Careca, Alê, Magal e Nenê; Wellington Amorim e Gil; técnico: Márcio Araújo

Esquema Tático do Palmeiras
4-4-2
Bruno; Wendel (Evandro), Maurício Ramos, Danilo e Armero; Sandro Silva (Marquinhos), Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Lenny (Daniel) e Ortigoza; técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartões Amarelos
Guaratinguetá: Saletti, Edson Rocha e Nenê

Palmeiras: Danilo e Wendel

Árbitro
Vinicius Furlan

Local
Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá (SP)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade