6 eventos ao vivo

Pan x Olímpiada, duelo de semelhanças e escassas diferenças

8 set 2011
11h42
atualizado às 12h41
León Felipe Girón
Direto de Guadalajara (México)

Os Jogos Pan-Americanos se aproximam: uma festa, um continente unido pelo esporte - os espectadores do evento são um equivalente menor do que os que acompanham os Jogos Olímpicos. Mas Pan-Americanos e Olimpíadas têm muito mais em comum do que cinco aros sob um fundo brando com bandeira, o choro, as medalhas de prata com sabor de derrota e os bronzes de glória.

Entre as semelhanças, está o eterno papel dos Estados Unidos como potência, os espetáculos dos atletas cubanos, a rivalidade brasileira e a velocidade antilhana. Alguns dos melhores atletas do mundo têm no Pan-Americano um dos principais eventos de preparação para os Jogos Olímpicos. O Pan também foi o trampolim que catapultou algumas figuras aos principais planos desportivos em duas distintas modalidades, coroando essas conquistas com pódio olímpico.

Alguns exemplos de destaques estão as velocistas Ana Fidelia Quirot (Cuba) e Ana Gabriela Guevara (México), assim como o saltador cubano Javier Sotomayor ou os lutadores de taekwondo mexicanos Víctor Estrada e María Espinoza. Do mesmo modo, outras grandes estrelas que fizeram história e bateram todo tipo de recordes deram seus primeiros passos em Pan-Americanos: o mítico Carl Lewis, outra figura do velocismo como Michael Johnson e o nadador brasileiro César Cielo.

Mas, assim como os Jogos Pan-Americanos e Olímpicos se parecem em vários aspectos, também há pontos que diferencia os eventos de maneira radical. A principal está no número de atividades oficiais: enquanto a Olimpíada de Londres contará com 37 disciplinas e modalidade, Guadalajara será a sede de 46 esporte que entregarão medalhas.

Outras curiosidades
Além do programa olímpico para 2012, o beisebol é outro ponto de divergência entre o Pan-Americano, que em Guadalajara é exibido no cronograma de atividades. A razão para mantê-lo não é uma senão varias: graças a presença de jogadores de elite provenientes dos Estados Unidos e Cuba, entre outros, se pode disputar um torneio de melhor nóvel. Além disso, o Estádio Pan-Americano de Beisebol já estava construído, o que o converte em uma matéria mais rentável.

Outros esportes como o raquetebol não estão no programa olímpico, só que nesse caso o motivo está relacionado com a dificuldade para transmitir as partidas pela televisão, principalmente devido a velocidade com que se joga.

Por outro lado, existe uma disciplina que não estará em Guadalajara, mas que retornará ao programa olímpico após 108 anos. É o meismo esporte que até chegou a ser praticado na lua e que hoje tem como o número um do ranking o inglês Luke Donald: o golf.

A seguir a lista dos esportes incluídos em Guadalajara 2011 e que não aparecerão em Londres 2012:

- Beisebol
- Boliche
- Esqui aquático
- Karatê
- Maratona Aquática
- Pelota basca
- Raquetbol
- Softbol
- Squash

Medalhista olímpico e mundial, Cielo teve a carreira catapultada pelo Pan
Medalhista olímpico e mundial, Cielo teve a carreira catapultada pelo Pan
Foto: Satiro Sodré/CBDA / Divulgação
Fonte: Terra
publicidade