Guia do torcedor

Guia do torcedor

Entretenimento

Opções não faltam para os intervalos de competição no Rio de Janeiro. De dia ou de noite, o turista terá atividades suficientes para preencher a agenda.

Conhecido pela beleza das praias naturais, o Rio de Janeiro oferece areias disputadas e movimentadas, como a de Copacabana e Ipanema, e afastadas, como Grumari, localizada em uma reserva ambiental. Para chegar até esta praia, tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac), é preciso atravessar uma trilha.

Para quem não gosta de ficar na areia, a principal dica fica para uma visita ao Cristo Redentor. Localizada no topo do Corcovado, montanha a 710m de altura, a estátua participa de uma eleição que apontará as sete novas maravilhas do mundo. Ela está classificada entre as 21 finalistas.

O passeio começa no Cosme Velho, com uma viagem de trenzinho até o cume do Corcovado. Lá, a visão das praias é total. Mas o destaque fica com o Cristo, que com os braços abertos forma uma das imagens mais conhecidas do mundo.

Outra visita obrigatória é ao Pão de Açúcar, que concorre com o Corcovado para o posto de melhor paisagem do Rio de Janeiro. Primeiro, um teleférico leva os turistas até o Morro de Urca, ponto de partida para o bondinho, outro cartão-postal da cidade que leva até o alto do morro. De lá, é possível enxergar desde parte da Mata Atlântica preservada até construções históricas como o Forte de Santa Cruz e a Ilha Fiscal.

Para quem tiver tempo de sobra, vale conhecer o Jardim Botânico, a Igreja da Candelária e os Arcos da Lapa. Neste último, é possível conferir a arquitetura arrojada do local e ainda pegar um trenzinho para o aprazível bairro de Santa Tereza.

Na noite, os interessados em Carnaval podem conferir um dos ensaios das inúmeras escolas de samba da cidade. As agremiações mais tradicionais, como a Mangueira e Salgueiro, abrem as portas para turistas que querem ao menos tentar sambar.

Ainda para quem procura agito, as casas noturnas na Barra da Tijuca e no Lagoa Rodrigo de Freitas são as opções. Se esbarrar com celebridades ou jogadores de futebol, não precisa se assustar; figuras como Romário são freqüentes em endereços badalados da cidade.

Para um programa mais tranqüilo, os bares de Copacabana e Ipanema valem a visita. A variedade de estilos garante diversão tanto para quem só quer jogar conversa fora quanto para quem gosta de ouvir música.