» PF prepara inquérito para apurar verbas do Pan
» Odepa isenta de culpa brasileiro pego no antidoping
» Após "correr muito", boxeador inicia vida em São Caetano
» Brasileiros do Parapan têm patrocínios públicos e privados
Marcelo Teixeira, técnico da nadadora Renata Burgos, saiu em defesa da atleta, suspensa por dois anos por doping por conta da presença de metabólitos de estanozol em sua urina, um anabolizante sintético derivado da testosterona.
"Fiquei surpreso. Ela é uma atleta exemplar. Se você analisar o perfil e o histórico, vai comprovar que ela é inocente", disse Marcelo.
Segundo ele, Renata pode ter sido prejudicada por alguma contaminação no suplemento alimentar utilizado pela nadadora. "Pode ter havido contaminação do produto, um antioxidante importado. Não temos explicação. O suplemento é o mesmo que ela toma há quatro anos", afirmou.
Para tentar inocentar a atleta, Marcelo promete recorrer e contestar o procedimento da contraprova. Caso recorra, o recurso tem que ser feito a Corte Arbitral do Esporte (CAS), como instância máxima do esporte mundial.
Já a nadadora, que disse poder ter sido vítima de sabotagem, reforçou a posição do técnico. "Compro o mesmo suplemento há quatro anos e nunca foi constatado nada. Acho tudo isso muito estranho. Foi uma injustiça", disse Renata, que ainda sonha com uma vaga no Pan-Americano.
"Não vou desistir. Vamos entrar com o recurso e ainda vou nadar os Jogos Pan-Americanos", afirmou ela.